Primeira dose da vacina contra coronavírus é aplicada em Viçosa
20 de janeiro de 2021

Chegaram ao município de Viçosa, na manhã desta quarta-feira, 20, 1.386 doses da CoronaVac para o início da imunização contra a Covid-19. As doses foram devidamente armazenadas na Secretaria Municipal de Saúde e serão distribuídas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e aos idosos do Lar dos Velhinhos, única ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) do município.

A primeira dose da vacina foi aplicada na funcionária de carreira da Secretaria de Saúde, Maria Auxiliadora Carnelos Oliveira, de 56 anos, lotada na Sala de Vacinas, setor onde atua desde 1995. A escolha foi uma forma de prestigiar todos os profissionais de saúde que atuam incansavelmente, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Maria Auxiliadora Carnelos Oliveira, por sete anos prestou serviços no Centro Viva Vida Hiperdia, atendendo pacientes portadores de diabetes. Neste período, ela nunca deixou de dar assistência à Sala de Vacinas e sempre esteve à disposição durante as campanhas.

“Acho que nunca fiquei fora de alguma campanha.  Sou também professora na Rede Municipal de Ensino e nunca tive problemas em conciliar os dois cargos. Estou quase aposentando na educação, mas na saúde ainda pretendo trabalhar muito, porque me sinto realizada”, disse orgulhosa Maria Auxiliadora.

A profissional iniciou sua carreira na Prefeitura de Viçosa como professora, em 1992. Três anos depois, foi transferida para a área da Saúde. Funcionária exemplar, Maria Auxiliadora chega todos os dias, por volta das 5 horas, ao seu local de trabalho e garante que o manuseio das vacinas é sua maior paixão.

A respeito da sensação de ser a primeira pessoa a receber a vacina contra o coronavírus em Viçosa, ela destaca: “o principal sentimento com certeza é de alívio. Enquanto profissional, me sinto segura por poder trabalhar sem um risco iminente de ser contaminada. Sinto-me extremamente valorizada, por ter sido escolhida como a primeira a ser vacinada e reconhecida por meu trabalho de anos imunizando a população viçosense. Enquanto mãe e avó, me sinto realizada por assegurar a saúde da minha família e ser o símbolo do começo desse período de mudança positiva e de esperança, que será a vacinação de todos”.

A coordenadora da Atenção Primária em Imunizações, Beatriz Silva Souza, destacou que a escolha de Maria Auxiliadora foi muito apropriada. “Trata-se de uma profissional exemplar. A função dela é realizar a montagem das caixas de vacinas, fazer a divisão dos lotes, cuidar da reposição e controle de estoque, checar sempre a data de validade, enfim, tudo relacionado com os cuidados com as vacinas é da sua responsabilidade. Ela chega todos os dias as 5 da manhã e começa a separar o material para ser encaminhado às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), diariamente. Sempre disposta, sorrindo com muita vontade de trabalhar. É a melhor pessoa para representar os colegas de trabalho que também não medem esforços para ajudar o município a exemplo de todos os profissionais de saúde envolvidos na imunização da população de Viçosa”, disse, orgulhosa, a coordenadora.

 

publicidade

publicidade

publicidade