Cajuri, Canaã e Viçosa permanecem na onda vermelha do Minas Consciente
16 de fevereiro de 2021

O Comitê Extraordinário Covid-19 realizou a reunião semanal nesta terça-feira (16) e decidiu manter as macrorregiões Centro-Sul e Sudeste na Onda Amarela e a Leste do Sul na Onda Vermelha do "Minas Consciente". O Estado também decidiu suspender as cirurgias eletivas para todos os municípios mineiros.

Como as regiões Leste do Sul e Sudeste, que incluem as cidades da Zona da Mata, não sofreram alterações as restrições estão mantidas. O mesmo ocorre na Centro-Sul, onde estão as cidades localizadas no Campo das Vertentes.

Em relação à suspensão das cirurgias eletivas terem sido expandidas para todas as cidades mineiras, o Estado informou que a decisão foi tomada após aumento de 3,2% no número de casos e 4,1% nos óbitos pela Covid-19 em todo o estado na última semana.

Até a última atualização desta matéria, a situação das microrregiões não havia sido divulgada.

Conforme o programa, caso as ondas indicadas para as macrorregiões e microrregiões sejam diferentes, caberá ao prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir.

Suspensão das cirurgias eletivas

A suspensão, válida por 15 dias, é uma ação preventiva para evitar o esgotamento da rede pública de assistência. A medida será válida para as redes pública e privada, contratada e conveniada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Há exceção para pacientes cardíacos ou oncológicos com maior gravidade. Essa avaliação fica a cargo do médico especialista, que deve atestar se o atraso na cirurgia apresenta risco de o paciente morrer.

publicidade

publicidade

publicidade