Funed identifica nova variante do coronavírus em seis pacientes que se trataram em MG
16 de fevereiro de 2021

O Laboratório Central da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, identificou a presença da nova variante do coronavírus P1 em seis pacientes vindos de Manaus para se tratar em Uberaba. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais ontem, segunda-feira (15).

Devido ao colapso na rede de saúde, 18 pacientes foram transferidos do Amazonas, no dia 24 de janeiro, para tratar a Covid-19 no Hospital Regional de Uberaba. Os dois últimos pacientes receberam alta no dia 10 de fevereiro. Ao todos, 10 se curaram e outros oito morreram.

No dia seguinte à chegada a Uberaba, todos foram submetidos a coleta de material para exame de sequenciamento genético para identificar a cepa do vírus. O material seguiu para o Lacen/Funed, que, por meio do sequenciamento genético, constatou a variante P1.

De acordo com a SES, ela é derivada de uma das variantes predominantes no país, a B.1.1.28. A nova linhagem contém uma composição única de mutações, que ocorrem principalmente na proteína spike, responsável pela entrada do vírus nas células humanas.

Em nota, a Prefeitura de Uberaba disse que a Secretaria Municipal de Saúde ainda não foi notificada pela Superintendência Regional e Saúde ou Estado de MG sobre o resultado do exame.

Essa variante, assim como cepa sul-africana, é mais transmissível e mais difícil de ser detectada por anticorpos, de acordo com os primeiros estudos feitos nela. Em todos os lugares do mundo, há uma grande preocupação em relação a todas as variantes do vírus, para que elas sejam rastreadas o quanto antes para tentar impedir que se espalhem.

Circulação da variantes em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais esclareceu que não é possível afirmar ainda que a nova variante do coronavírus está em circulação em Minas Gerais. Mas que já está sendo realizado a chamada vigilância genômica, desde o dia 21 do mês passado, para identificar possíveis mutações do vírus no Estado.

publicidade

publicidade

publicidade