Polícia Militar divulga dicas de como proceder durante uma abordagem policial
18 de fevereiro de 2021

A Polícia Militar de Viçosa publicou ontem, quarta-feira, 17, em um grupo de conversas dicas de como proceder durante uma abordagem policial. Na publicação, o tenente Wolkester Rolleigh

Informou que “em decorrência dos últimos acontecimentos, creio que este, mais do que nunca, é um bom momento para divulgarmos e relembrarmos algumas Dicas da PM de como se comportar durante uma eventual Abordagem Policial. O militar disse ainda que toda abordagem é sempre um momento de risco para o policial, afinal, cidadãos infratores não levam nenhuma identificação especial".

Segue a baixo as dicas

Siga sempre as orientações dos policiais militares; permaneça calmo, e na posição determinada pelo policial, até que ele permita o seu relaxamento; nunca reaja à abordagem; jamais fuja dos Policiais Militares, pois eles estão ali para garantir a sua segurança; não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas; Se estiver armado, com as mãos para cima, diga claramente ao policial onde se encontra sua arma; Evite movimentos bruscos ou que demandem suspeita da sua intenção; Mantenha as mãos sempre visíveis; Sua identificação será solicitada após a abordagem, responda claramente às perguntas feitas pelo policial; Toda abordagem é sempre um momento de risco para o Policial, afinal, cidadãos infratores não levam nenhuma identificação especial; A abordagem policial não tem como objetivo o constrangimento e sim a sua segurança e de toda população Evite locais suspeitos ou pontos de drogas, em tais locais as chances de uma abordagem são maiores. Quando na direção de veículos, estacione imediatamente após a ordem do policial. Nunca acelere o veículo, pois isto será um indicativo de que a ordem não foi acatada. Qualquer excesso deve ser denunciado.

Quanto a ocorrência registrada na tarde de segunda-feira, 16, na Serra das Cabeças, zona rural de Araponga, onde um homem de 40 anos morreu ao ser alvejado por um disparo de arma de fogo durante uma abordagem. A PM informou que “foi expedido pela autoridade de polícia judiciária militar, ‘despacho’ não ratificador, considerando as excludentes de ilicitudes previstas em lei, retornando o militar para as atividades normais de serviço, ficando aguardando definição pelo Ministério Público e auditoria da Justiça Militar Estadual para os trâmites futuros, além da instauração do devido Inquérito Policial Militar para elucidação concreta dos fatos”.

publicidade

publicidade

publicidade