Sindicatos se reúnem para discutir sobre a prioridade dos professores na vacinação contra a Covid-19
22 de fevereiro de 2021

O Sindicato dos professores de Minas Gerais (SINPRO) e o Sindicato Único dos Trabalhadores (as) em Educação (SindUTE) fizeram uma reunião conjunta com o Executivo Municipal, no último dia 17, para discutir sobre a imunização dos profissionais da educação e os impactos da Pandemia na Educação.

Na reunião, estavam presentes o Professor Idelmino (Diretor do Sinpro em Viçosa); Rosa Reis (Coordenadora Geral SindUTE Viçosa); e Rosângela Souza (Diretora do SindUTE Viçosa). Além disso, representando o Executivo estavam presentes o Superintendente de Governo, Luan Campos Monteiro; a secretária de Educação, Marly Franco; o secretário de Saude, Dr. Júlio César Cotta; e o procurador geral do Município, Adriano de Castro.

Os Sindicatos, que juntos representam todos os trabalhadores da educação na cidade, oficializaram junto ao município a solicitação de prioridade de vacinação. A intenção dos Sindicatos é viabilizar a vacinação dos profissionais da educação após a vacinação dos profissionais da saúde, idosos e pessoas com comorbidades.

Nesse sentido, os Sindicatos abordaram a importância da educação e enfatizaram que a orientação estadual é o retorno às aulas após a vacinação. Abordaram ainda que o ambiente escolar, com base em vários estudos, é um ambiente de grande potencial de transmissão e que, por isso, o retorno com segurança só será possível mediante a vacinação.

Em relação aos impactos da pandemia, o Executivo Municipal se prontificou a tomar todas as medidas para que os profissionais da educação municipal possam ter melhores condições na execução do trabalho remoto. Além disso, o município quer investir na compra de equipamentos para as escolas para viabilizar esse trabalho.

O SindUte solicitou ao executivo que os profissionais da rede municipal recebam um auxílio de trabalho remoto para pagamento de parte do valor da internet e energia, uma vez que hoje estão arcando sozinhos com esses gastos. Por isso, o Executivo se disponibilizou a fazer um estudo da viabilidade financeira da proposta, mas sinalizou de maneira positiva.

O município, hoje, não tem o gasto com o auxílio transporte e que poderia viabilizar esse recurso para a implantação da proposta desse auxílio. Além disso, o Executivo e os Sindicatos chegaram ao entendimento de que mesmo após a vacinação, a elaboração de um protocolo será necessário para que a prática da Educação seja feita de maneira segura para toda comunidade escolar. Novas reuniões entre as partes serão efetuadas para que as ações sejam viabilizadas.

publicidade

publicidade

publicidade