Fevereiro é o segundo mês com mais mortes por Covid-19 desde o início da pandemia
1 de março de 2021

O Brasil registrou, em fevereiro, 30.484 mortes pela Covid-19, segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. Mesmo com dias a menos e últimos dias durante um fim de semana – o que afeta os registros das mortes –, o mês teve o segundo número mais alto de mortes desde o início da pandemia, e o maior desde julho do ano passado.

Além disso, fevereiro também foi o terceiro mês consecutivo em que as mortes de um mês superam as do mês anterior e três estados bateram recordes de mortes. Minas Gerais e Rondônia, pelo segundo mês consecutivo, e Roraima, que ultrapassou os registros de mortes vistos em julho. O colapso no sistema de saúde, antes restrito ao Amazonas, agora atinge várias partes do país.

As médias móveis diárias calculadas pelo consórcio de imprensa estão acima de mil mortes por dia há 39 dias. No dia 25, o Brasil registrou o recorde de mortes em 24h desde o início da pandemia da Covid-19: 1.582 pessoas morreram. Mas, ainda não acabou. Alguns cientistas, epidemiologistas e médicos afirmaram que a situação pode ser ainda pior em março, por causa das aglomerações e viagens de Carnaval.

publicidade

publicidade

publicidade