Feriado é de 100% de ocupação de leitos para tratamento de Covid-19 em hospitais de cidades da Zona da Mata
3 de abril de 2021

Durante o feriado da Semana Santa, pelo menos cinco cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes registraram, até este sábado (3), 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19.

Em algumas cidades, como Cataguases e Leopoldina, a situação é mais grave. Além da ocupação máxima da UTI, os hospitais registraram lotação nos leitos clínicos e de enfermaria para tratamento da doença.

Desde março, o G1 mostrou que o avanço da pandemia nas regiões causou esgotamento de leitos, aumento no número de mortes e casos graves, além de risco de falta de insumos básicos necessários para tratamento hospitalar - como medicamentos sedativos, anestésicos e relaxantes musculares do chamado "Kit Intubação".

Com o feriado prolongado, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou na última quarta-feira (31) sobre a necessidade do cumprimento dos protocolos de isolamento e restrições da Onda Roxa do "Minas Consciente", já que há alto risco de contaminação durante o período.

“Feriados sempre foram experiências muito ruins em relação à pandemia. Em outros momentos a incidência se elevou duas semanas após os feriados. A nossa expectativa é diferente (na Semana Santa), uma vez que estamos na onda roxa, os hotéis não funcionam, há restrições de circulação nos horários noturnos e apenas o essencial fica aberto. O papel de cada um é que vai determinar o sucesso ou não deste momento”, afirmou o secretário.

Viçosa

No Hospital São João Batista, 100% dos leitos do CTI Covid seguem ocupados. Dos 10 leitos ofertados, cinco são ocupados por pacientes positivos de Viçosa e cinco de outros municípios.

A Prefeitura anunciou no último mês a implantação de 7 novos leitos de CTI Covid no Hospital São Sebastião. Todas essas unidades também estavam ocupadas na sexta-feira (2), com três pacientes positivos de Viçosa e quatro de outros municípios.

Sobre a ocupação das enfermarias, a Prefeitura explicou que o Hospital São João Batista conta com 20 leitos clínicos e a taxa de ocupação é de 65%. Há 13 pacientes internados, sendo que quatro estão recebendo suporte intensivo.

São nove pacientes positivos de Viçosa e quatro de outros municípios. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

Dos 10 leitos clínicos adultos ofertados no Hospital São Sesbastião, cinco estão ocupados. São quatro pacientes positivos de Viçosa e um de outro município. A taxa de ocupação é de 50%.

Em relação aos leitos clínicos pediátricos, há um disponível e três ocupados. São dois pacientes suspeitos e um confirmado de Viçosa. A taxa de ocupação é de 75%. Há ainda um paciente suspeito de Viçosa internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).

Fonte: G1

publicidade

publicidade

publicidade