Pesquisa inédita da UFV alerta para importância do metabolismo do fígado no confinamento
20 de abril de 2021

O alto teor de concentrado fornecido para os bovinos de corte no confinamento proporciona ganho de peso expressivo, porém, pode afetar o metabolismo hepático dos animais.

“Esta é uma das conclusões de experimento inédito realizado na UNESP-Jaboticabal e Universidade Federal de Viçosa (UFV), que investigou a ação de hidroximinerais fontes de cobre e zinco somada à suplementação de vitaminas do Complexo B “by pass” no fígado dos bovinos”, explica Josiane Lage, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Trouw Nutrition Latam.

“A elevada oferta de concentrado promove, dentre diversos fatores, o aumento do fígado em até 70% nos primeiros 60 dias de confinamento. Fica aqui uma primeira orientação aos confinadores antes de colocar o alimento no cocho: programem uma dieta que irá favorecer não apenas o ambiente ruminal, mas também a eficiência de metabolismo do fígado. Isso garantirá melhor consumo desde a fase de adaptação e consequentemente, aumento em ganho de carcaça durante toda a fase de confinamento.”, explica Josiane Lage.

O experimento durou 120 dias e foi coordenado pelo Dr. Ricardo Reis, professor do Departamento de Zootecnia da UNESP-Jaboticabal, e Dr. Marcio Duarte, professor do Departamento de Zootecnia da UFV, onde avaliaram os animais que receberam a combinação de vitaminas do Complexo B (protegidas da degradação ruminal; Vivalto) com hidroximinerais fonte de cobre e zinco (IntelliBond® C e Z).

“A demanda por uso de tecnologias que aprimorem o desempenho animal é crescente. Mas é necessário entender os processos que não são visíveis, ou seja, que acontecem em nível de tecido animal. Só assim é possível entender a atuação das novas tecnologias e avaliar o impacto no aumento da eficiência animal. Nosso estudo utilizou ferramentas analíticas e, baseado nos resultados, foi possível observar melhora substancial no metabolismo energético no fígado de animais suplementados com Vitaminas do complexo B protegidas da degradação ruminal concomitantemente com os hidroximinerais”, explica o Dr. Marcio Duarte.

“Algumas vitaminas do Complexo B são importantes cofatores enzimáticos, pois auxiliam o metabolismo do fígado, contribuindo com as reações que ocorrem nesse órgão. Seu uso proporciona melhoria da adaptação a dietas de alto concentrado e redução na porcentagem de animais que seriam refugo de cocho”, completa Josiane.

Para a especialista da Trouw Nutrition, o resultado do experimento demonstrou uma nova forma de enxergar a suplementação na pecuária intensiva. “O trabalho da UFV é uma comprovação científica importante, pois demonstra que a suplementação de vitaminas do Complexo B associada com os hidroximinerais durante o confinamento, melhora o metabolismo energético hepático e a resposta antioxidante em bovinos de corte, sendo uma tecnologia exclusiva da Trouw Nutrition, que está ao alcance de todos os pecuaristas”, diz Josiane.

Além do seu papel na resposta imune do rebanho, o cobre e o zinco também participam de diversas reações metabólicas e atuam na formação de órgãos e tecidos essenciais ao bom desempenho. “A suplementação é o caminho seguro e eficaz para garantir o suprimento das exigências nutricionais dos bovinos em confinamento. Os pecuaristas precisam ficar atentos para o fato de que a quantidade não deve ser o único coeficiente no cálculo da melhor estratégia nutricional. Estabilidade e biodisponibilidade dos nutrientes interferem na forma como os bovinos utilizarão esse recurso. Os hidroximinerais associados com as vitaminas do complexo B “by pass” são a chave para o melhor aproveitamento, devido à alta estabilidade e à baixa solubilidade no ambiente ruminal, promovendo maior biodisponibilidade para o animal e proporcionando o resultado econômico desejado”, reforça a especialista da Trouw Nutrition.

Fonte: UFV

publicidade

publicidade

publicidade