Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Unidades prisionais recebem armas por meio de verba parlamentar. Presídio de Viçosa não foi contemplado
27 de abril de 2021

Cinco unidades prisionais receberam 63 armas longas, que irão contribuir para reforçar a segurança de presídios e penitenciárias do Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Para formalizar a entrega, uma cerimônia foi realizada na tarde de quinta-feira, 22, no Comando de Operações Especiais (Cope), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Belo Horizonte. As armas foram adquiridas por meio de verba da emenda parlamentar nº 73, no valor de R$ 248.902,00, oriunda do gabinete do deputado estadual Bruno Engler (PRTB).

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas, Rogério Greco, agradeceu o apoio do deputado e ressaltou que a história da Polícia Penal está sendo escrita, também, com a ajuda de parceiros como ele. “Precisamos de mais pessoas como o parlamentar, pois há muito para ser feito pela Polícia Penal. Ela precisa ser cada vez mais valorizada e reconhecida como uma instituição policial”, reforçou.

Foram adquiridas 28 espingardas calibre 12 modelo military 3.0 rt e 35 carabinas calibre 5.56 modelo ia2, totalizando 63 armas longas. Serão contempladas as seguintes unidades prisionais, de cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps): Presídio de Teófilo Otoni (Risp 15), no Vale do Mucuri; Presídio de Ituiutaba I (Risp 9) e Penitenciária de Uberaba I (Risp 5), ambos na Região do Triângulo Mineiro; Presídio de Sete Lagoas (Risp 19), na Região Central; e Presídio de Ribeirão das Neves I (Risp 2), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Presídio de Viçosa não foi contemplado com as novas armas. A unidade prisional de Viçosa tem capacidade para 134 detentos, mas abriga atualmente 223 presos.

Na solenidade também estiveram presentes o diretor-geral do Depen, Rodrigo Machado; o diretor do Comando de Operações Especiais do Depen-MG, Marinho Rômulo de Avelar Filho; o superintende de Infraestrutura e Logística, Tiago Maduro; o superintendente de Segurança Prisional, Pedro de Araújo Maia; o superintendente de Gestão de Vagas, Leonardo Mattos Alves Badaró; o diretor regional da Risp 5, Itamar da Silva Rodrigues; e o diretor regional da Risp 19, Edson Alves Peixoto.

Fonte: Sejusp