Cinco unidades prisionais receberam 63 armas longas, que irão contribuir para reforçar a segurança de presídios e penitenciárias do Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Para formalizar a entrega, uma cerimônia foi realizada na tarde de quinta-feira, 22, no Comando de Operações Especiais (Cope), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Belo Horizonte. As armas foram adquiridas por meio de verba da emenda parlamentar nº 73, no valor de R$ 248.902,00, oriunda do gabinete do deputado estadual Bruno Engler (PRTB).
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas, Rogério Greco, agradeceu o apoio do deputado e ressaltou que a história da Polícia Penal está sendo escrita, também, com a ajuda de parceiros como ele. “Precisamos de mais pessoas como o parlamentar, pois há muito para ser feito pela Polícia Penal. Ela precisa ser cada vez mais valorizada e reconhecida como uma instituição policial”, reforçou.
Foram adquiridas 28 espingardas calibre 12 modelo military 3.0 rt e 35 carabinas calibre 5.56 modelo ia2, totalizando 63 armas longas. Serão contempladas as seguintes unidades prisionais, de cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps): Presídio de Teófilo Otoni (Risp 15), no Vale do Mucuri; Presídio de Ituiutaba I (Risp 9) e Penitenciária de Uberaba I (Risp 5), ambos na Região do Triângulo Mineiro; Presídio de Sete Lagoas (Risp 19), na Região Central; e Presídio de Ribeirão das Neves I (Risp 2), na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O Presídio de Viçosa não foi contemplado com as novas armas. A unidade prisional de Viçosa tem capacidade para 134 detentos, mas abriga atualmente 223 presos.
Na solenidade também estiveram presentes o diretor-geral do Depen, Rodrigo Machado; o diretor do Comando de Operações Especiais do Depen-MG, Marinho Rômulo de Avelar Filho; o superintende de Infraestrutura e Logística, Tiago Maduro; o superintendente de Segurança Prisional, Pedro de Araújo Maia; o superintendente de Gestão de Vagas, Leonardo Mattos Alves Badaró; o diretor regional da Risp 5, Itamar da Silva Rodrigues; e o diretor regional da Risp 19, Edson Alves Peixoto.
Fonte: Sejusp