Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prefeitura de Viçosa suspende vacinação de gestantes e puérperas contra a Covid-19
11 de maio de 2021

'}}

O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacinação de gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos recentes), com comorbidades contra a Covid-19, prevista para esta terça-feira, 11, está suspensa, temporariamente.

A medida ocorre conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, que aguarda o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunizações, enviar nota técnica com novas orientações.

A vacinação de pessoas com síndrome de Down, acima de 18 anos, está mantida para esta terça-feira, das 13h30 às 16 horas, no Espaço Multiuso da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Recomendação da Anvisa

A recomendação partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (10/5). Em nota, o Ministério da Saúde informou a determinação da suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.