O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) de Viçosa se reuniu na manhã desta segunda-feira (07) e para não fechar salões de beleza e academia pode avançar para a Onda Amarela do Minas Consciente.
A informação vazada foi divulgada em grupos de WhatsApp horas depois da reunião. No texto os membros votaram e decidiram, por unanimidade, que o município seguirá as orientações para a microrregião. Ou seja, irá avançar par a Onda Amarela do Minas Consciente. No entanto, a cidade adotará outras medidas mais restritivas, que serão publicadas em um decreto municipal que está sendo elaborado pela prefeitura.
O texto traz ainda informações de que a decisão de ir para a Onda Amarela, não obrigará salões, academias e clubes a fecharem. Nem mesmo vai impor que restaurantes funcionem apenas até às 19h. Essas recomendações deveriam ser seguidas se Viçosa adotasse as normas para a Macrorregião, de adotar a Onda Vermelha.
Além disso, como não houve alteração no cenário epidemiológico, ficou acordado que as discussões sobre um possível retorno das aulas presenciais serão retomadas nas próximas reuniões do COES. Além disso, ficou mantida a reunião do comitê, na próxima sexta-feira, 11, quando serão conhecidos os novos representantes dos Hospitais São Sebastião e São João Batista que passarão a integrar o COES.