Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, será o primeiro município do país a vacinar estudantes de 12 a 14 anos de todas as redes de ensino. Nesta primeira etapa, com o envio de 6.047 doses da vacina da Pfizer para Betim, imunizante que tem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado em pessoas a partir de 12 anos, a prefeitura municipal começará a imunizar estudantes, que são alunos da rede municipal dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental em suas escolas.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli, nas suas redes sociais nesta segunda-feira (14). O prefeito destacou que Betim será o primeiro município do país a adotar a medida e ainda afirmou que, com a chegada de mais doses da Pfizer, dará seguimento à imunização de alunos de 12 a 14 anos das redes municipal, estadual e privada do município.
Segundo o cronograma divulgado pela prefeitura, a imunização desse público começa na quarta-feira (16), nas escolas municipais localizadas nas regionais Icaivera, Citrolândia, Vianópolis e Petrovale. Já na quinta-feira (17), serão vacinados os alunos da rede pública nas escolas localizadas nas regionais PTB e Teresópolis. E na sexta (18), será a vez dos alunos da rede municipal cujas as instituições de ensino estão na região norte de Betim. O horário ainda será definido pela prefeitura e divulgado posteriormente.
"A vacina da Pfizer que chegar no município será destinada a esse público. Escolhemos essas regionais para iniciarmos a imunização porque são as mais carentes da cidade. Com os professores e alunos vacinados com a primeira dose, vamos avaliar se temos condições de retomar com as aulas (ensino semipresencial) no mês de agosto. Já perdemos o ano letivo de 2020 e temos que fazer um esforço para recuperar e não perdemos ainda esse ano", afirmou Medioli.
As instituições de ensino estadual e privado na cidade poderão fazer o cadastro dos seus alunos que estão nessa faixa etária no site da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A data para o cadastro será divulgada pela prefeitura posteriormente.
Por O Tempo