Unidades de ensino estão com ensino remoto há mais de um ano por causa da Covid-19. Liberação ocorre nas cidades de Carangola, Ervália, Espera Feliz, Fervedouro, Rio Pomba, São João Nepomuceno, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco. Confira a lista completa.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) divulgou na segunda-feira (28) uma lista com escolas da rede estadual aptas para o retorno das aulas presenciais. Na região Zona da Mata 35 unidades de ensino estão autorizadas para o retorno entre essas escola está a Escola Estadual Dom Francisco das Chagas, em Ervália.
Além de Ervália as cidades de Carangola ( 7 escolas), Espera Feliz (5 escolas), Fervedouro (3 escolas), Rio Pomba (uma escola), São João Nepomuceno (2 escolas), Tocantins (uma escola), Ubá (9 escolas) e Visconde do Rio Branco (6 escolas) também estão na lista. A definição ocorre de acordo com as atualizações nos boletins do programa “Minas Consciente”.
Durante a semana, serão feitas atividades de acolhimento e, nestas unidades de ensino, os alunos voltam na segunda-feira (5) da semana seguinte. Ao todo, em Minas Gerais, 188 unidades de ensino estão com volta autorizada de professores e estudantes com a implementação do ensino híbrido.
Critérios
Sempre que algum município for classificado nas ondas amarela ou verde, inclusive nas microrregiões, a retomada das atividades presenciais será possível, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.
O retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos.
A retomada das atividades presenciais se dará a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e criação de vínculos com escolas e professores.
A volta será gradual, começando com as turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e é facultativa às famílias. Sendo assim, nos casos que os pais ou responsáveis optarem por não liberarem os estudantes ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto.