Viçosa: 23 idosos e seis colaboradores do Lar dos Velhinhos infectados com a Covid-19
14 de julho de 2021

A Prefeitura de Viçosa divulgou na tarde desta quarta-feira, 14, que o lar dos Velhinhos de Viçosa registrou dezenas de casos de Covid-19 entre os idosos e funcionários do local.

Em nota a prefeitura de Viçosa informou que a Secretaria Municipal de Saúde comunica o registro de um surto de Covid-19 na Instituição de Longa Permanência para Idosos – Lar dos Velhinhos de Viçosa.

De acordo com a nota na última segunda-feira, 12, a Vigilância Epidemiológica foi notificada sobre um funcionário que atua na instituição e que testou positivo para a Covid-19. Juntamente com a Vigilância Sanitária, foi elaborado um plano de ação para atender os idosos e colaboradores do Lar dos Velhinhos.

Ontem, terça-feira, 13, ocorreu a testagem dos 38 idosos residentes, sendo que 23 testaram positivo para o Coronavírus. Hoje quarta-feira, 14, foi finalizada a testagem dos 26 colaboradores, dos quais seis são positivos e dois aguardam resultados.

Na próxima sexta-feira, 16, a Vigilância Epidemiológica irá fazer uma nova testagem de todos os idosos e colaboradores que testaram negativo neste primeiro momento.

A Secretaria de Saúde informa que todos os idosos já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. Além disso, ressalta que está prestando toda assistência para a recuperação dos infectados e controle do surto.

O Lar dos Velhinhos também emitiu nota.

NOTA OFICIAL-SURTO DE COVID-19

A direção do Lar dos Velhinhos vem a público informar, que a instituição

 passa por um surto de infecção pelo novo Coronavírus (sars-cov-2).

Na segunda-feira, 12 de julho, a vigilância sanitária do município de Viçosa foi informada sobre um primeiro caso, registrado no quadro de funcionários da ILPI.

Após realização de testagem em massa, identificou-se 21 casos positivos entre os idosos, sendo 08 homens e 13 mulheres. Já entre os funcionários, até o momento, houve o registro de 07 casos positivos. Dois aguardam resultado de exame RT-PCR e outros 02 aguardam testagem em isolamento domiciliar. A instituição acolhe 38 pessoas idosas e conta com um quadro de 28 funcionários. Em hospitalização, encontram-se duas idosas que apresentaram baixa oxigenação no sangue e febre, necessitando de atendimento para normalização do quadro de saúde.

Os idosos estão em isolamento dentro do Lar dos Velhinhos e sendo assistidos 24h pela equipe de saúde da instituição e com suporte da médica responsável pela ILPI.

Salientamos, que todas as medidas estão sendo adotadas em consonância com as notas técnicas da vigilância sanitária e demais órgãos reguladores para preservação da vida dos internos e funcionários. Os familiares dos idosos estão recebendo todo apoio necessário e atualização do quadro de saúde do seu familiar residente na instituição.

Desde o início da pandemia, o Lar dos Velhinhos segue rigorosos protocolos de prevenção ao novo Coronavírus, com a disponibilização de todos os equipamentos de proteção individual, produtos sanitizantes e cursos contínuos de formação para a equipe de trabalho.

Todos os idosos e funcionários encontram-se imunizados contra a covid-19. Sendo a primeira dose da Coronavac aplicada no dia 21 de janeiro e a segunda no dia 05 de fevereiro deste ano.

Todas as informações em relação ao ocorrido serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficias do Lar dos Velhinhos.

 

publicidade

publicidade

publicidade