Previsão do tempo: Frente fria chega a Minas amanhã e derruba as temperaturas
18 de julho de 2021

Uma nova frente fria chega a Minas Gerais nesta segunda-feira (19) e vai derrubar as temperaturas no Estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o Sul de Minas estão previstas temperaturas próximas de 0ºC e muita geada. O frio também já será sentido no Triângulo Mineiro e na região Oeste de Minas.

Em Belo Horizonte a frente fria chega na terça-feira (20), quando as temperaturas mínimas devem marcar 10ºC, uma queda de 5ºC se comparado com este domingo (18), quando foi registrada mínima de 15,1ºC. As máximas também devem cair. Neste domingo os termômetros devem marcar 30ºC e na próxima terça-feira ficará em 24ºC.

Para quarta-feira (21), as temperaturas na capital vão cair ainda mais. As mínimas devem ficar em torno de 8ºC ou 9ºC e as máximas ainda em 24ºC. O frio vai permanecer em Minas até a próxima sexta-feira (23).

Para o interior de Minas as quedas de temperatura também serão bruscas. Neste domingo, a mínima no Sul do Estado foi de 7,6ºC. Para a segunda a previsão para a região é de 0ºC e para terça de -3ºC.  Já as máximas do Estado serão no Norte e também vão cair. Neste domingo elas devem ficar em 35ºC, na segunda vai para 33ºC e na terça para 32ºC.

As mudanças são por causa de uma massa de ar seco e frio que vem do Sul do Brasil. Não há previsão de chuva e o tempo vai continuar muito seco, com a umidade relativa do ar em torno 30%, número que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O ideal é acima de 60%.

Veja as recomendações da Defesa Civil de Belo Horizonte para o tempo seco:

- Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Por O Tempo

publicidade

publicidade

publicidade