Brasil recebe 1 milhão de doses Coronavac e anuncia 6,2 mi da Pfizer para semana
19 de julho de 2021

O Ministério da Saúde recebe, nesta segunda-feira (19), mais 1 milhão de doses do imunizante Coronavac, produzido no país pelo Butantan. O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também anunciou a chegada de 6,2 milhões de doses da Pfizer nesta semana, em postagem em uma rede social.

Coronavac

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, acompanhou, na manhã desta segunda-feira (19), a entrega de 1 milhão de doses da vacina Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações. Normalmente, o governador João Doria participa do ato, mas ele foi diagnosticado pela segunda vez com Covid e está em isolamento. 

“O Butantan tem trabalhado todos os dias e aos finais de semana para fazer a produção da vacina, e o mais rápido possível fazer entrega ao Ministério da Saúde”, disse Garcia em nota divulgada à imprensa.

O Butantan retomou entregas ao Ministério da Sáude na última quarta-feira (14), quando liberou 800 mil doses. Na quinta (15), 200 mil outras vacinas foram entregues, e na sexta-feira (16), mais 1 milhão. Ou seja, entre quarta e hoje foram 3 milhões de doses - ainda faltam 7 milhões a serem produzidas a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no dia 26 de junho. A previsão é que a entrega dessas doses seja concluída antes do dia 31 de julho.

No dia 13, o instituto recebeu nova carga de IFA com 12 mil litros para produzir 20 milhões de doses. Uma nova remessa de IFA, com mais 12 mil litros, deve chegar até o fim deste mês.

Pfizer

A Pfizer foi procurada para saber o exato calendário da distribuição de doses nesta semana, após o anúncio do Ministro da Saúde, mas ainda não se manifestou.

Segundo previsão do Ministério da Saúde, divulgada no último dia 14, a Pfizer deve mandar ao país cerca de 14 milhões de doses até o fim de julho - até o momento foram entregues 2 milhões (ou seja, na última semana do mês, devem chegar mais 6 milhões, fora as 6 milhões que serão entregues nesta semana).

Astrazeneca

Até o fim de julho, ainda estão previstos, segundo dados do Ministério da Saúde, lotes com mais 3 milhões de vacinas Astrazeneca via Covax Facility - até o momento, apenas um lote com 1 milhão de doses chegou ao país neste mês. A Fiocruz também deve entregar novas doses, mas em menor quantidade, já que a previsão de entrega de 12 milhões em julho já está praticamente cumprida.

Janssen

Pelo contrato com o Ministério da Saúde, as próximas doses deste imunizante só chegam ao país em setembro, mas há expectativa de doações pelo governo dos Estados Unidos, até o fim de julho.

O Tempo

 

publicidade

publicidade

publicidade