Macrorregião de Viçosa avança para a Onda Verde
19 de agosto de 2021

A macrorregião Leste do Sul, a qual Viçosa faz parte, avançou para a Onda Verde do programa Minas Consciente, após decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (19). As determinações do Comitê passam a valer a partir de sábado (21/8).

Além disso, a macro Triângulo do Sul, a única que ainda estava na onda vermelha, avançou para a Amarela e, agora, Minas Gerais não tem mais nenhuma região na onda mais restritiva do programa.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, reforça que a aceleração da imunização é essencial para a melhora dos indicadores.

“Os números nos trazem boas notícias. Nossa expectativa é muito positiva com o aumento da vacinação agora em agosto, para que a gente não tenha nenhum revés em relação à pandemia”, observa.

Vacinação

Viçosa receberá, na próxima sexta-feira (20), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, correspondente aos 39º e 40º lote de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado. No total, serão 3.585 doses de imunológicos, sendo 2.460 doses são da Pfizer, 700 da CoronaVac e 425 da AstraZeneca.

No total, a cidade já vacinou 50.646 pessoas com ao menos uma dose, o que corresponde a 63,79% da população local, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse número, 18.451 homens e mulheres já receberam as duas doses do imunológico. Além disso, outras 1.889 pessoas foram vacinadas com dose única.

Em Minas Gerais, segundo dados do Painel Vacinômetro apresentados nesta quinta-feira, mais de 11,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose, o que garante uma cobertura vacinal de 70,65% no estado. Além disso, a cobertura de segunda dose e dose única aplicadas chega a 30,83%.

Variante Delta

O painel da evolução da covid-19 mostra que Minas Gerais já tem transmissão comunitária da variante Delta. O número, no entanto, ainda é baixo, de acordo com o secretário Fábio Baccheretti, embora a tendência seja de aumento.

Há 12 casos confirmados no estado, sendo cinco na macrorregião Centro, quatro na Sudeste, dois na Noroeste e um na macro Norte. Esse total corresponde a 0,4% das amostras mineiras. No país, 21% das amostras já indicam contaminação pela variante.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) analisa outros oito casos prováveis ligados à Delta.

A estratégia adotada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 é de intensificar a vigilância em regiões limítrofes, que fazem divisa com outros estados, como a Leste do Sul e a Sudeste, que estão próximas do Rio de Janeiro, onde a variante está mais disseminada.

“Já temos transmissão comunitária dentro do estado, mas ela ainda está baixa. As medidas de prevenção para a variante Delta devem ser mantidas: uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social. É importante que a gente continue seguindo esses protocolos”, frisa o secretário.

publicidade

publicidade

publicidade