Reitor da UFV participa de reunião em Brasília sobre recomposição do orçamento das universidades federais
23 de setembro de 2021

O reitor Demetrius David da Silva participou de uma reunião, na tarde desta quarta-feira (22), em Brasília (DF), que tratou da recomposição do orçamento das universidades e dos institutos federais. O encontro, presidido pela presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a senadora Rose de Freitas (MDB-ES), aconteceu no Plenário 4 da Câmara dos Deputados.

Diante dos expressivos cortes no orçamento das instituições de ensino e pesquisa em 2020 e neste ano, a reunião teve como objetivo discutir propostas de alterações dos valores previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. O debate girou em torno principalmente da necessidade de recomposição orçamentária dos valores reais de 2019, tendo em vista que a retomada plena das atividades presenciais será mais um desafio e gerará custos adicionais para as instituições em 2022.

A senadora Rose de Freitas, além de destacar seu compromisso com a educação e com a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais, fez um apelo para que as instituições se mantenham mobilizadas. A expectativa, agora, de acordo com Demetrius, é pela recomposição do orçamento do ano de 2021 – que contemplou cortes de 21%, no caso da UFV –, a ser viabilizado via Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), e que a alteração da LOA de 2022 seja alcançada na CMO, “já que, se a recomposição do orçamento não ocorrer no próximo ano, a qualidade das atividades de ensino, pesquisa de extensão das instituições, incluindo a UFV, ficará totalmente comprometida”.

A reunião contou com representantes das universidades e institutos federais e com os deputados das frentes parlamentares mistas da Educação; em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação; em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Frente Parlamentar Mista para Investimentos Federais na Educação.

Na fotografia abaixo, da esquerda para a direita, estão o deputado Professor Israel, deputado Reginaldo Lopes, senadora Rose de Freitas, deputado Paulo Teixeira e o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David. Na imagem abaixo, Demetrius (terceiro da direita para a esquerda) está com os demais reitores presentes na reunião.

Imagem: Divulgação / UFVUFV

 

publicidade

publicidade

publicidade