ASPUV comemora Dia do/a Professor/a com espetáculo, que une teatro, vídeo e performance
7 de outubro de 2021

A Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV) vai celebrar o Dia do/a Professor/a, 15 de outubro, com o espetáculo Porco Solidão, obra experimental que reúne teatro, performance e vídeo, abordando inquietudes e angústias dos tempos atuais. A peça será transmitida ao vivo pelo canal do sindicato no YouTube, às 20h, no próprio dia 15 (sexta-feira).

Com o avanço da pandemia, o meio digital passou a acolher as mais diversas manifestações artísticas, o que impacta significativamente o fazer artístico e o formato das produções, além de possibilitar novos estilos de criação. É dentro desse contexto que nasce a obra Porco Solidão: uma montagem feita exclusivamente para a internet. O espetáculo é criado pelos atores Jeane Doucas, Marcelo Miyahi e Roberson Nunes e tem direção de Aline Andrade.

Na obra, o grupo transita entre a presença ao vivo e as cenas-imagens gravadas, em um formato híbrido entre o teatro, o audiovisual e a veiculação digital, que permite a interação com o público. A plataforma utilizada na transmissão possibilita a edição ao vivo dos acontecimentos que se sucedem como em um caleidoscópio de significados.

Solidão em tempos de pandemia

A montagem trata da condição transitória e solitária do ser humano frente às situações que parecem comuns, mas que revelam a estranheza e as angústias que atravessam o nosso cotidiano. A busca por um significado para a vida fez com que a equipe se lançasse em uma espécie de redemoinho de ações, sentimentos e pensamentos, procurando reinventar a solidão existencial de cada um de nós, sobretudo neste momento marcado pela pandemia.

Dessa forma, Porco Solidão quer abrir as entranhas das solidões dos performers, de modo curioso e inusitado, entre a trágica realidade e a comicidade. Como escapar? Furando um buraco na parede? Pulando pela janela? Através de uma ação inventiva e alucinatória da mente? Permitindo-se um salto profundo nos abismos infinitos da literatura, da música, da cena, do cinema, da arte de todos os tempos? Esse “espetáculo virtual” ou “teatro digital” se apresenta como um reflexo de identificação a partir da possibilidade de se rir de si mesmo sem medo do ridículo ou da revelação de nossas próprias fragilidades.

Espetáculo Porco Solidão

15 de outubro (sexta-feira), 20h - YouTube.com/ASPUV

publicidade

publicidade

publicidade