Educação: Minas permite retorno de 100% dos alunos para as salas de aula
8 de outubro de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES) informou aprovação, nesta sexta-feira (8), por meio do Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), de mudança nos protocolos sanitários de retorno às aulas presenciais no Estado, com principal destaque para possibilidade de que salas de aulas sejam 100% ocupadas. Ainda, espaços de ensino e transporte escolar também foram autorizados a retomar ocupação total.

“Anteriormente, a capacidade permitida era de 50% nos espaços escolares. Agora, os locais podem ter todos os estudantes, desde que seja mantido o distanciamento de 0,9 metro entre os alunos nos ambientes da escola. O uso universal de máscaras e as demais medidas de proteção permanecem como obrigatórias para instituições públicas e privadas”, informa a pasta em nota à imprensa.

O documento, que é a quinta reedição dos protocolos, permite uso compartilhado de “objetos eletrônicos” e determina fim da “quarentena de livros” emprestados em bibliotecas escolares. “As alterações já estão valendo. Cabe às redes de ensino promover as adequações necessárias para implementar as medidas”, ressalta o governo.

“O cenário epidemiológico apresenta, hoje, alguns fatores importantes como a vacinação dos trabalhadores da educação e da população em geral, a aplicação dos imunizantes em adolescentes de 12 a 17 anos, a redução da incidência de casos, óbitos e internações, inclusive com queda das taxas de ocupação de leitos”, defende a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), Eva Lídia Arcoverde.

“São aspectos que nos fazem ponderar sobre os benefícios de maior presença de alunos em ambiente escolar, tendo em vista os prejuízos psicossociais e cognitivos causados pela pandemia”, acrescenta.

Por O Tempo

publicidade

publicidade

publicidade