No dia 08 de novembro de 2021, por volta das 19h29min, uma mulher de 21 anos, que se encontrava sentada num dos degraus da Igreja Matriz de São Sebastião, foi surpreendida por dois homens que haviam acabado de sair da sacristia do templo religioso. Nesse momento, de forma simultânea, um dos indivíduos a agarrou pelo pescoço, o outro lhe apontou um objeto escuro e roubaram dela um aparelho celular da marca LG, modelo K51S.
A Polícia Militar foi acionada, realizou contato com a vítima e, iniciadas as buscas pelo local, conseguiu identificar os possíveis autores através de câmeras de segurança. De posse dessas informações e sendo os envolvidos conhecidos no meio policial, os militares deslocarem até um endereço onde um dos autores (homem de 39 anos) poderia estar escondido.
No local, o homem foi abordado e com ele foi localizado 01 (uma) balança de precisão, 01 (uma) touca ninja, vários saquinhos de chup-chup, uma porção média de maconha e, escondido no terraço da residência, vestimentas utilizadas pelo autor durante o roubo, que puderam ser identificadas através das imagens extraídas das câmeras de segurança locais.
Em seguida, os militares deslocaram-se até a residência do outro envolvido, um adolescente de 17 anos. Por lá, um de seus familiares, após ter acesso às imagens, o reconheceu como um dos autores do delito. Apesar dele não se encontrar em casa naquele momento, a Polícia Militar recebeu informações de que ele estaria retornando. Quando isso aconteceu, ele tentou fugir da da guarnição policial, mas foi imobilizado por um familiar que, inclusive, veio a cair ao solo e se lesionar, sendo atendido no Hospital Arnaldo Gavazza.
Apesar do aparelho celular não ter sido recuperado, os envolvidos foram presos/apreendidos e encaminhados juntamente com o material encontrado pelos militares à presença da autoridade de polícia judiciária.