Encontro debateu o transporte coletivo e por aplicativos no município
Membros da Comissão de Trânsito do Município de Viçosa estiveram reunidos, na manhã do último dia 4 de novembro, para discutirem pontos emergentes do trânsito e do transporte na cidade. O encontro contou com a participação de representante dos órgãos e entidades que fazem parte da comissão como a Associação dos Taxistas, Diretoria de Trânsito, Casa do Empresário, Conselho Municipal do Idoso, UFV (Universidade Federal de Viçosa), Viação União, CREA, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Governo e Câmara Municipal. Além desses, também esteve presente, como convidado, o secretário municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos Monteiro Gomes.
À ocasião, o transporte público de passageiros, serviço prestado pela Viação União, foi tema de discussões, bem como o debate sobre o processo de regularização dos motoristas de aplicativos.
Entre as decisões tomadas ficou definido que a Viação União deverá encaminhar planilhas demonstrando o déficit da empresa, que segundo ela, causado pela pandemia, e a projeção para janeiro de 2022, quando deverá entrar em vigor o reajuste na tarifa do transporte coletivo autorizado, em julho de 2020. Além disso, a empresa deverá apresentar um plano de trabalho que contemple a implementação do bilhete único e uma proposta de atualização das linhas, a fim de atender melhor a população.
Ainda durante o encontro, ficou decidido que a Universidade Federal de Viçosa, a Prefeitura Municipal e a Viação União, através de um convênio, definirão estratégias para a elaboração de uma planilha acerca do custo do transporte público municipal.
Outra ação que será definida pela comissão, em parceria com a Diretoria de Trânsito, será o cadastramento dos motofretes de viçosa (motoboys), que deverá ser feito para garantir a segurança, tanto dos profissionais quanto dos clientes.
Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa