O Conselho Seccional da OAB de Minas Gerais convocou os advogados e advogadas inscritos na OAB/MG para a votação obrigatória que acontecerá no dia 27 de novembro de 2021. As chapas para a seccional serão formadas por diretoria, conselheiros estaduais, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e suplentes.Para as subseções, deverão ser preenchidos os cargos de diretoria e, quando houver, o de conselheiro subseccional.
As eleições na Seccional da OAB de Minas Gerais ocorrerão no dia 27 de novembro de 2021 das 8:00 às 17:00 hrs em todo o Estado. Serão eleitos os representantes da advocacia estadual nas 248 Subseções bem como os integrantes da Diretoria, Conselho Seccional, Diretoria da Caixa de Assistência, Conselheiros Federais e suplentes. Na capital a votação ocorrerá em seis endereços diferentes para conceder maior conforto ao eleitor.
Nas eleições deste ano concorrem as chapas Nossa OAB (11), Pela Ordem (22), Renova OAB (33) e OAB de Cara Nova (44).
A chapa "A Nossa OAB" terá mulheres em sua chapa pela primeira vez na história. Seu embrião está concebido na necessária mudança, que se alicerça na construção de uma composição política pautada em cinco pilares: união, equidade, pluralidade, transparência e atitude. Nesse sentido as Doutoras Carla Silene e Mayra Andrade decidiram disputar as eleições, respectivamente, como candidatas a Presidente e Presidente da Caixa de Assistência acompanhadas da viçosense, Doutora Marinês Alchieri, de Viçosa que integra a chapa como candidata a Conselheira Estadual.
O alicerce da chapa situa-se na certeza de que as vozes que precisam liderar na atual quadra histórica são as que representam e compõem a maioria da categoria, vozes que carregam consigo as marcas da opressão, que possuem a coragem necessária para construir uma instituição verdadeira e efetivamente democrática e que honrem o juramento que cada advogado e advogada fez ao receber o documento que os habilita a exercer esta nobre e essencial função.
Com esta convicção, os nomes da Presidente Doutora Carla Silene e da Doutora Presidente da Caixa de Assistência Mayra Andrade surgiram, consubstanciando-se em corporificação singular desta imprescindível mudança: voz da mulher, da mulher negra, vozes que há anos já se tornaram maioria nas faculdades, mas que, apesar da maioria numérica, ainda não são valorizadas de forma equânime em diversos setores das sociedades contemporâneas.
Assentada no pilar da pluralidade, a chapa "A Nossa OAB" agrega pessoas de todas as advocacias: privada, pública, popular etc., congrega múltiplos olhares e converge na vontade de uma OAB/MG que realmente seja a casa da advocacia mineira.
Entre as propostas inovadoras da chapa, estão a criação da Diretoria de Políticas de Diversidade e Inclusão, o desenvolvimento de melhores práticas de diversidade para a OAB/MG, incluindo um sistema de prerrogativas atento aos riscos específicos a que estão expostos advogadas mulheres, advogados negros e LGBTQIA+.