A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou, na última terça-feira (14), a distribuição de 323.815 doses de vacina contra a covid-19 do laboratório Janssen para as Unidades Regionais de Saúde. Nesse sentido, Viçosa receberá 1.295 doses do imunizante, que serão retirados pelo município na Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova na próxima sexta-feira (17).
As doses referentes aos municípios que fazem parte da SRS de Ponte Nova chegarão à cidade nesta quarta (15) e começarão a serem retiradas em breve.
Os imunizantes fazem parte da 73ª pauta de distribuição enviada pelo Ministério da Saúde e serão destinados para a dose de reforço das pessoas que receberam a primeira dose da vacina do mesmo laboratório (de forma homóloga) no estado, com intervalo de 2 a 6 meses. A medida não se aplica a gestantes nem a puérperas, que deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.
A SES-MG esclarece que depende do repasse dos imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, para fazer a distribuição aos municípios. O informe técnico enviado pelo órgão federal, juntamente com cada remessa, já vem com a previsão do público que deve ser imunizado. Contudo, vale reforçar que os municípios têm autonomia na operacionalização da campanha, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, estabelecendo o planejamento da vacinação conforme a realidade do território.
Vale lembrar que além dessas quase 1.300 doses, Viçosa retirou na última terça um quantitativo de 95 doses da vacina da Janssen.
Até esta terça-feira, Minas Gerais havia registrado mais de 33 milhões de doses aplicadas, com cobertura da população de 12 anos ou mais em 91,39% para a primeira dose, e 82,21% dessa população com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). Também já foram aplicadas mais de 2,1 milhões de doses de reforço.
As informações são da Agência Minas Gerais.