A cidade de Poço Fundo, no Sul de Minas, confirmou nesta quarta-feira (5) que três pacientes estão infectados com o coronavírus e com o vírus da gripe, o que tem sido chamado de 'flurona'. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os casos estão assintomáticos e isolados em casa.
"Dois casos de "flurona" foram detectados por laboratório poço-fundense nesta terça-feira. Outro caso, detectado na segunda, é de paciente de Machado", afirmou a nota.
Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde não confirmou nenhum caso da infecção dupla em Minas Gerais. A reportagem procurou a pasta sobre os casos reportados em Poço Fundo e aguarda resposta.
Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a prefeitura investiga três casos suspeitos da infecção dupla de Covid e Influenza. Em nenhum dos três casos a prefeitura deu detalhes sobre o estado de saúde e perfil das pessoas com suspeita de contaminação. “As investigações epidemiológicas estão em andamento”, informou o executivo de Juiz de Fora.
É necessário fazer testes para Covid-19 e influenza, uma vez que os sintomas das duas doenças podem ser similares.
Ainda não se sabe se a combinação das duas doenças causa uma infeccão mais grave. “Não há dados suficientes para fazer uma análise. Para outros vírus, algumas associações podem ser prejudiciais. Mas, para o influenza e a Covid-19 isso não está claro”, afirmou o médico Bernardo Montesanti em entrevista a O TEMPO nesta semana.
O infectologista Leonardo Weissmann também reforçou que não é possível saber se a coinfecção eleva a gravidade do quadro do paciente. "Tanto a Covid-19 quanto a influenza são doenças respiratórias, porém a chamada flurona é muito nova e não sabemos se a combinação dos dois vírus causa doenças mais graves."
O virologista e professor da Universidade de Brasília, Bergmann Ribeiro, explicou, à Agência Brasil, que a "flurona" não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina.
O sistema do Ministério da Saúde sofreu um ataque de hackers no dia 10 de dezembro. Mais de 25 dias depois, a situação não voltou ao normal e, por isso, dados sobre Covid e doenças respiratórias não estão sendo compilados.
As secretarias estaduais e municipais de Saúde, porém, têm divulgado pacientes com o quadro de "flurona". Três desses foram registrados no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado nordestino, os diagnosticados são dois bebês de um ano e um homem de 52 anos. Os três já receberam alta. A cidade de São Paulo registrou 24 casos de coinfecção por Covid-19 e influenza, segundo informou a secretaria municipal de Saúde. O Rio de Janeiro também tem um caso confirmado.
A principal epidemiologista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, citou que, com mais pessoas aglomeradas, haverá mais probabilidade de ocorrência de gripe e Covid simultaneamente, a chamada "flurona". "Vacine-se (para Covid-19 e gripe), continue aderindo às medidas de saúde pública (máscara, distanciamento, etc)", destacou.
As orientações para evitar qualquer doença respiratória são as mesmas, como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, utilizar lenço descartável para higiene nasal, utilizar máscara, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações. Estar vacinado também é recomendado.
Fonte: O TEMPO