A Vigilância Epidemiológica confirmou 99 casos de Covid-19, nesta quarta-feira, 05. Com isso, apenas hoje houve mais registros de casos do que o mês de dezembro inteiro (63). Além disso, janeiro, com apenas cinco dias e 148 casos confirmados, já tem mais que o dobro de casos do mês passado.
Viçosa contabiliza, agora, 9.516 confirmações, sendo que 9.211 pessoas já estão recuperadas da doença. São 167 casos ativos e 138 óbitos registrados.
O Hospital São João Batista possui 10 leitos de CTI Covid e a ocupação é de 20%. Estão internados dois pacientes positivos de Viçosa. Dos 12 leitos clínicos ofertados, um é ocupado por paciente de outro município. A taxa de ocupação é de 8,33%. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no Pronto Atendimento (PA).
No Hospital São Sebastião (HSS), todos os sete leitos de CTI Covid estão disponíveis. Todos os dois leitos clínicos pediátricos ofertados estão disponíveis. Não há paciente internado em leito com suporte intensivo no PA.
De acordo com o Ofício 162 REG/SMS, considerando a baixa ocupação de leitos clínicos e de leitos de CTI Covid do Hospital São Sebastião, nos últimos 30 dias, a Prefeitura de Viçosa informa que o contrato de leitos foi suspenso desde 31 de dezembro de 2021.
A Vigilância Epidemiológica contabiliza 21 casos em investigação, sendo que uma pessoa aguarda resultado de exame PCR pela Central Covid e 20 são monitoradas. Desde o início da pandemia, já foram descartados 49.174 casos. Qualquer pessoa que apresentar sintomas gripais, deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.
As consequências das comemorações de Natal e ano novo já começaram a aparecer nos números de casos de Covid-19. Além de recordes seguidos de casos registrados no mundo, Viçosa também tem registrado aumento nos casos da cidade. Agora, informações apuradas pelo Primeiro a Saber dão conta de que um surto de Sars-Cov2 atingiu viçosenses que foram passar o Réveillon no litoral.
A contagem da nossa equipe de jornalismo aponta, até o momento, para 42 pessoas que comemoraram a virada em Guarapari, no litoral capixaba, infectados pelo coronavírus. Além dos casos confirmados, outras dezenas de viçosenses que tiveram contato direto com os casos positivos farão testes nos próximos dias. Turistas de outras cidades mineiras que também estiveram na cidade capixaba na mesma época também testaram positivo para a Covid-19.
Os sintomas em todos os contaminados é parecido: dor de garganta e febre foram os mais comuns; dores de cabeça e congestionamento nasal também foram relatados. Não houve, até este momento, nenhuma complicação ou sintomas mais graves.
Além do litoral capixaba, viçosenses que tiveram comemorações em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, também contraíram o vírus. Até o momento, o Primeiro a Saber recebeu a informação de seis pessoas infectadas.