As chuvas das últimas horas, que já haviam causado estragos no último sábado (08), em Viçosa, continuaram causando problemas nas cidades. No fim de semana, ruas tiveram de ser interditadas por conta de afundamentos e abertura de crateras. Já nesta segunda, moradores tiveram de deixar suas casas por risco de deslizamentos e desmoronamentos.
Nas últimas 72h choveu cerca de 130mm em Viçosa, segundo a Defesa Civil do município. Em contato com a nossa equipe de reportagem, o chefe da instituição, Cristimar do Vale Castro detalhou os casos.
Na manhã desta segunda-feira (10), ocorreu um desbarrancamento atrás do prédio do CISMIV (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa). Ninguém ficou ferido, a Defesa Civil esteve no local avaliando o caso.
Na rua Alice Moreira, a rua localizada em baixo do campo de futebol do local teve uma movimentação de massa e deslizamentos. Além disso, mais acima, atrás do consórcio e próximo à Prefeitura de Viçosa, uma outra movimentação de massa muito grande causou um deslizamento e um morador de uma residência próxima precisou ser retirado de sua casa. Ainda na mesma região, uma outra movimentação de massa causou a descida de um barranco.
Também por conta de uma movimentação de massa, moradores tiveram de ser retirados de sua residência por conta do risco iminente da queda de um barranco e também pela possibilidade da queda de um muro sob a residência. O Corpo de Bombeiro foi acionado pela Defesa Civil devido a gravidade da situação.
Uma residência desabou no bairro Paraíso, mas felizmente apenas danos materiais foram registrados. Segundo Cristimar do Vale Castro, se tratava de uma casa para passar fins de semana e, no momento do desabamento, não havia ninguém no local.
A Defesa Civil alerta que ainda nesta segunda-feira (10) pode chover em torno de 20 a 25 mm na cidade. Nesse sentido, o órgão pede para que entrem em contato com apenas em estado de emergência (risco de vida) por conta do pouco contingente.
O plantão funciona 24h no número: (31) 9-96070905.