As forças de segurança pública de Minas Gerais podem entrem em greve geral no Estado a partir da próxima quarta-feira (09), caso o Governo Estadual não façam a recomposição salarial de 24% que havia acordado com a categoria. Segundo informações apuradas pela equipe de jornalismo do Primeiro a Saber, acontecerá uma assembleia geral em Belo Horizonte no dia 09 e, após isso, pode ocorrer a grave.
Ainda de acordo com a apuração do Primeiro a Saber, é praticamente certo que vai ocorrer a greve da Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Polícia Penal e dos Bombeiros. Também no próximo dia 09, ocorrerá uma manifestação da segurança pública, a partir das 09h, na Praça da Estação, em BH.
Vale lembrar que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, no início de 2020, o projeto enviado pelo governador Romeu Zema (Novo) que concedia uma recomposição para a categoria de 13% em 2020, 12% em 2021 e 12% em 2022. Entretanto, o governador voltou atrás e vetou os reajustes previstos para 2021 e 2022. Antes de 2020, a última recomposição salarial dos servidores de segurança público havia sido em 2015.
Em Viçosa, segundo a apuração da nossa equipe de reportagem, a Polícia Civil da cidade já está trabalhando com apenas 30% das ocorrências e os servidores da segurança pública irão aderir a paralisação, caso ela aconteça.