A Câmara de Vereadores de Viçosa aprovou em reunião ordinária realizada na noite desta terça-feira (29), o pedido de sobrestamento (suspensão temporária) de decisões relacionadas ao Projeto de Lei (PL) 016/22, proposto pelo vereador Rogério Fontes "Tistu" (PSL) - que dispõe em reconhecer o wheeling (conhecido como “grau em moto”) e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no município.
O pedido de sobrestamento foi proposto pelo vereador Bartomélio da Silva Martins "Professor Bartô" (PT) e aprovado por unanimidade por todos os parlamentares presentes na reunião.
Nesse sentido, uma audiência pública foi marcada para o dia 25 de abril (ainda sem horário confirmado), a fim de gerar debate sobre a pauta com a população, pais e responsáveis, setor de fiscalização, comissão de trânsito e outros órgãos.
Após a realização da audiência, que será ministrada pelo vereador "Tistu", o PL será retomado para votação na Câmara Municipal.
O projeto foi proposto pelo vereador Rogério Fontes “Tistu” (PSL), e tem como objetivo difundir a cultura, criar espaços de lazer e incentivar a prática segura da modalidade esportiva de wheeling ("grau em moto") em lugares apropriados e devidamente licenciados para exibição de shows ou competições – tendo em vista as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Durante a reunião desta terça-feira (29), foi ressaltado novamente por "Tistu", que o Projeto visa apenas a regulamentação e reconhecimento da prática como esporte, propondo que quando realizada, deverá ser com medidas e em locais adequados, evitando ferir o código de trânsito que proíbe o “grau em moto” em vias públicas e prezando pela segurança.