Para segurança da comunidade e aprimoramento dos espaços da UFV, a Divisão de Áreas Verdes removerá algumas árvores no campus Viçosa nesta sexta-feira (1) e no sábado (2): respectivamente três espatódeas e uma escova-de-garrafa na praça em frente às Quatro Pilastras e uma paineira rosa no estacionamento em frente ao Agros. A remoção foi recomendada e está sendo acompanhada pela Comissão de Paisagismo da Universidade.
A paineira rosa está morta e a Divisão de Áreas Verdes, que é vinculada à Diretoria de Meio Ambiente (DAM) da Pró-Reitoria de Administração (PAD), verificou quedas de galhos que representam riscos para as pessoas e para os veículos que circulam no entorno da árvore. Já na praça em frente às Quatro Pilastras (fotos abaixo), são considerados tanto as idades avançadas das espatódeas – estimadas em décadas, com base nos exemplares da espécie espalhados pelo campus – quanto o projeto da reforma e principalmente a acessibilidade do espaço. Algumas raízes superficiais, que deixam o chão disforme e danificam as calçadas, por exemplo, não poderiam ser cortadas sem comprometer as estruturas das árvores.
Plantio de mudas
A UFV plantará mudas de outras árvores nos locais. De acordo com o diretor da DAM, Ulisses Comini, as espécies ainda serão avaliadas e escolhidas, “mas as diretrizes da Comissão de Paisagismo apontam para aquelas mais apropriadas aos ambientes urbanos”. Todo o processo, segundo ele, “passa por análise e avaliação da administração da Universidade, que está sempre preocupada na manutenção das suas áreas verdes”.
No caso específico da paineira rosa, a ação está sendo planejada em conjunto com a Associação de Ex-Alunos (AEA) da UFV pelo valor histórico que tem: trata-se de uma árvore plantada por uma turma de formandos. Mais especificamente, pela primeira turma de formados da então Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav). “É importante destacar que foi um plantio comemorativo e que a árvore só está sendo removida por necessidade extrema”, Ulisses reforça. A AEA, inclusive, tem participado de todo o processo.
Trânsito
O diretor da DAM ainda informa que o trânsito será interrompido nos dias e horários das remoções:
Vale ressaltar que a remoção na praça tem o apoio da Diretoria de Projetos e Obras da PAD, que é responsável pelo projeto da reforma. A Universidade, Ulisses salienta, também tem as licenças municipais exigidas.
Fonte: Universidade Federal de Viçosa (UFV)