Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Zé do Pedal eleito Segundo Vice Governador do Lions Internacional
2 de maio de 2022

O ativista social e Cidadão Honorário de Viçosa José Geraldo de Souza Castro – Zé do Pedal, membro do Lions Clube de Viçosa, foi eleito Segundo Vice Governador do Distrito LC-12 de Lions Clube Internacional para o ano Leonístico 2022/2023.

A eleição aconteceu no último sábado, 30, durante a Convenção Distrital do Distrito LC12, na cidade de São João del Rei, sendo eleito por 75% dos votos.

Após a eleição, Zé do Pedal agradeceu a importante participação dos membros da delegação do Lions Clube de Viçosa, encabeçada pelo seu presidente José Américo acompanhado pelos membros do Clube, Vera Saraiva, Tereza Batalha, Roseli Rodrigues Ramos, José Américo Machado Lopes, Luiz José de Arruda Alves -Tilu, Eonio Paulo Pinto, Israel Rosa da Silva e  Daniel Lopes .

José Castro ingressou no Lions Clube de Viçosa em fevereiro de 2003, sendo convidado por Daniel Lopes (que foi homenageado durante a convenção pelo Presidente Internacional do Lions Douglas Alexander com um chevron pelos 35 anos como Leão).

Durante todos esses anos como membro da Associação Internacional de Lions Clubes, serviu em diversas campanhas humanitárias do Clube de Serviço sendo homenageado pelo Presidente Internacional Sid Scrugs (e por diversos Governadores Distritais e de Distrito Múltiplo) pelo trabalho humanitário, sendo o primeiro membro do Distrito LC12 a cumprir um mandato internacional no Lions Clube como membro do Painel Consultivo do Programa de Leo Clube- do Lions Clube Internacional, para a Área Jurisdicional 3 (América do Sul, América Central, Caribe e México), bem como o primeiro brasileiro a ocupar a cadeira no Painel Consultivo.

Nestes 19 anos de Lions visitou Clubes (e participou de campanhas) em 40 países em três Continentes, participou de Convenções Internacional e de Distritos Múltiplos no Brasil, América Latina, Europa e África bem como vários Fóruns Leonísticos.

Com uma extensa folha de serviços prestados à comunidade, Zé do Pedal foi duas vezes Presidente do Lions Clube de Viçosa, Coordenador da Fundação Lions Clube Internacional de Clube, Assessor de Serviços do Clube, Presidente da Comissão de Sócios; Diretor de Clube; Assessor de Comunicações de Marketing.

Como cidadão, realizou diversos projetos solidários: seja chamando a atenção para questões ambientais ou humanitárias, acreditando que um mundo mais justo e mais humano é possível. Foram campanhas para as crianças do Nordeste brasileiro e da Etiópia; Pela aplicação do Protocolo de Quioto; Contra poluição dos rios São Francisco, Tiete, Paraná e da Baia da Guanabara; Contra o Câncer de mama; Campanha de conscientização sobre a Pessoa com Deficiência, e sobre Glaucoma e Catarata, bem como a divulgação do Programa Sight First (Visão primeiro) do Lions Clube Internacional de combate à cegueira evitável. Foram 76 países visitados e mais de 150 mil quilômetros percorridos: terremotos, furacões, duas malárias e duas guerras civis fizeram parte de toda essa trajetória, mesma que rendeu algumas homenagens, como o Dia de José Castro (Homenagem da Cidade de Miami-); Certificado Presidencial em reconhecimento ao trabalho e realizações em benefício da Missão de Servir de Lions Internacional; Prêmio de Excelência de Lions Clube Internacional; Homenagem da Cidade de Belmonte, cidade natal do descobridor do Brasil Pedro Alvares Cabral; sendo também agraciado com a Comenda Gerônimo Ciqueira em Maceió e o Premio Pipiri – da prefeitura Municipal de Aracajú – Sergipe. Recebeu também o Chevron Presidencial do Presidente do Lions Clube de Rio Novo, Eder Lima e Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Petropolis – RJ.

Em Viçosa recebeu o Título de Cidadão Honorário; Titulo de Reconhecimento pela União de Bairros, três vezes homenageado com o Troféu Expressão Viçosa, várias Moção de Congratulações da Câmara Municipal; e, Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Betim.

Saiba mais:

Lions Clube

 A Associação Internacional de Lions Clubes começou, em 1917, como um ideal de Melvin Jones, empresário de Chicago.

Ele acreditava que os clubes locais de homens de negócios deveriam ampliar seus horizontes, deixando as preocupações de ordem estritamente profissional, interessando-se na melhoria de suas comunidades e do mundo em geral.

Três anos após a sua organização, a associação se tornou internacional quando, em 1920, se fundou o primeiro clube no Canadá. Durante as décadas de 1950 e 1960, a expansão internacional continuou à medida que clubes foram organizados, principalmente na Europa, Ásia e África.

Na atualidade, a associação conta com mais de 1,4 milhão de homens e mulheres em 45.000 clubes localizados em 205 países e áreas geográficas.

Em 1925 o Lions aceitou o desafio de Helen Keller, lançado em seu discurso aos membros do clube de serviço na convenção internacional em Cedar Point, Ohio, EUA, quando os desafiou a se tornarem os “paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão”. A partir deste momento, os Lions clubes têm se envolvido ativamente no serviço em prol dos cegos e deficientes visuais.

Ampliando o seu papel no campo da compreensão internacional, a associação ajudou em 1945 as Nações Unidas a estabelecer as seções das Organizações Não-Governamentais e continua a manter o seu status de consultor perante esta organização.

Em 1990 os Leões lançaram a sua mais enérgica ofensiva para a conservação da visão, o Programa SightFirst. Este programa, de pensamento Global e atuação Local, procura livrar o mundo da cegueira evitável e reversível, assistindo aos serviços de cuidados da saúde que estão desesperadamente carecendo de atenção.

Além dos programas em prol da visão, o Lions Clubes Internacional se comprometeu a proporcionar serviços aos jovens. Os Lions clubes também se empenham na melhoria das condições do meio ambiente, construção de habitações para deficientes, conscientização acerca da diabete, programas para o deficiente auditivo e, através da sua fundação, prestam ajuda às vítimas de catástrofes em todo o mundo.