O Meta Journalism Project e a ABERT divulgaram, nesta quinta-feira (5), a lista das 25 emissoras de rádio e TV selecionadas para a segunda fase do programa “Acelerando a Transformação Digital”. A iniciativa é parte dos investimentos da Meta – dona do Facebook e Instagram – no valor de mais de US$ 2,6 milhões para apoiar o jornalismo em todo o mundo.
A nova etapa inclui fundos de inovação de até US$ 15 mil e sessões que, a partir da próxima quinta-feira (12), oferecerão mentoria para o desenvolvimento dos projetos inscritos, incluindo a otimização dos produtos jornalísticos e de melhorias nos processos das redações.
As emissoras selecionadas são:
O Meta Journalism Project atua ao lado do International Center For Journalists (ICFJ) e diversas organizações de imprensa para apoiar as redações e empresas de jornalismo a estruturarem uma transformação digital, construindo modelos de negócio sustentáveis e otimizando processos, produtos e serviços.
Para os participantes do programa, os resultados positivos vão desde a conquista e manutenção de novos públicos até a organização do trabalho nas redações.
Monetização, o uso das ferramentas das redes sociais para o jornalismo e gestão de indicadores foram alguns dos temas abordados durante as sessões do programa, que tiveram início em fevereiro de 2022.
O projeto do Primeiro a Saber e Rádio Montanhesa consiste em otimizar a produção de noticias local utilizando das ferramentas disponíveis nas redes sociais para mostrar o que acontece em Viçosa e região de forma clara e objetiva.
A parceria Primeiro a Saber/Rádio Montanhesa e a Meta (Facebook/Instagram) vai trazer as nossas mídias e redes sociais um jornalismo integrado para retratar a comunidade.
Assim enxergamos na integração site, rádio e redes o caminho perfeito para levar conhecimento e informação de qualidade aos diversos cantos da cidade e assim promover debates e mudanças no lugar onde vivemos.
Buscando retratar os asseios da comunidade que a Rádio Montanhesa e o Site Primeiro a Saber passaram a mostrar de forma responsável o cotidiano de Viçosa.