Nesta quarta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e a Prefeitura de Viçosa, junto com a Secretaria de Saúde, realizam, através do CAPS II Despertar (Centro de Atenção Psicossocial); do CAPS AD (Álcool e outras Drogas) e do CAPS i (infanto-juvenil), diversas atividades com foco na luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais. O objetivo é o de trabalhar a conscientização da importância dos serviços de saúde mental com o propósito da não exclusão social dos usuários.
O movimento antimanicomial é caracterizado pela luta por direitos das pessoas com transtornos mentais com a realização de intervenções sem a necessidade de internamento, preservando a identidade e seu direito a vida em sociedade, bem como o direito de receber cuidado e tratamento.
As atividades da semana contam com uma extensa programação nos dias 18, 19 e 20 de maio, nas dependências dos CAPS AD, CAPS Despertar, CAPS i, Feira livre de Viçosa (Estação Cultural Hervé Cordovil) e na Praça Municipal de Esportes (antiga AEV).
Nos Centros de Atenção Psicossocial de Viçosa, os atendimentos são feitos por equipes multiprofissionais, de forma individual ou em grupo, e contam com oficinas terapêuticas para os pacientes.
Os endereços são:
Fonte: Prefeitura de Viçosa