Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Empresa tem atividades suspensas em Pedra do Anta por funcionar sem licença ambiental e cometer desmatamento
20 de maio de 2022

No último dia 11, militares da Polícia Ambiental de Viçosa se deslocaram até a localidade denominada "Sítio Morro Vermelho", zona rural do município de Pedra do Anta, afim de verificarem a denúncia que uma empresa estaria realizando a atividade de lavra a céu aberto - Rochas ornamentais e de revestimento -, com a licença ambiental vencida.

No local denunciado, os militares se depararam com a atividade da empresa de extração de granito e abordaram, saindo da propriedade, um caminhão que estava transportando um bloco de granito. Os policiais deram ordem de parada ao mesmo. Em seguida, visualizaram outro caminhão parado na propriedade, também carregado com um desses blocos.

Em continuidade à fiscalização, os policiais viram várias máquinas escavadeiras hidráulicas trabalhando no local e diversos funcionários. Em contato com um desses funcionários, o mesmo efetuou uma ligação para um consultor ambiental em Belo Horizonte, e ele informou que o empreendimento estava operando com um TAC assinado com o órgão ambiental, mas que esse TAC perdeu validade no fim do ano passado e que estavam tentando efetuar sua renovação.

Em certo momento durante a fiscalização pelo local os militares também ouviram um barulho de motosserra e uma equipe foi efetuar a abordagem do operador, sendo constatado que o mesmo a estava utilizando para serrar troncos de árvores oriundos de desmate realizado por máquinas retroescavadeiras.

A motosserra não tinha o registro no órgão competente, sendo apreendida e o operador assinado um TCO pelo cometimento do crime ambiental e liberado no local.

Após análises de imagens utilizando-se de drone ficou constatado diversos pontos de desmate na área, onde foram tomadas as medidas administrativas e criminais pertinentes.

Sendo assim, como a empresa não estava no momento da fiscalização operando com licença ou TAC firmado, as atividades foram suspensas, os maquinários que estavam operando no local apreendidos juntamente com diversos blocos de granito tipo exportação prontos para serem comercializados.

Como a empresa também efetua a lavra no município de Jequeri, na localidade denominada Fazenda Pedra Preta, foi realizado contato com os militares do local, e no último dia 18 foi realizada uma nova fiscalização conjunta no município, onde foram detectadas outras infrações ambientais.