Os técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, estão desde esta segunda-feira, 06, participando de uma capacitação sobre Vigilância da Febre Maculosa, promovida pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e pela Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova.
O primeiro dia do curso foi de aulas teóricas em Ponte Nova, com as aulas práticas, em campo, acontecendo na terça-feira, 07; na quarta, 08 e nesta quinta-feira, 09, na zona rural de Rio Casca. A capacitação reforça a necessidade da vigilância sobre a Febre Maculosa em vetores e no ambiente e faz alertas sobre o risco iminente da doença para os seres humanos.
De acordo com os dados epidemiológicos do Município de Viçosa, desde 2009 foram notificados 11 casos de Febre Maculosa, sendo 10 descartados e um caso confirmado, sem óbitos.
Vários representantes dos municípios da microrregião de Ponte Nova e Viçosa estão participando do evento que vai capacitar os técnicos em Vigilância a realizarem diagnósticos precoces e identificar as melhores formas de tratamento da doença.
Febre Maculosa
A Febre Maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, registrando cerca de 80% de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. Os principais sintomas são febre, dor muscular e erupções avermelhadas na pele.
De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, quanto mais cedo o diagnóstico da doença, maior a possibilidade de cura.