O município de Ubá foi o vencedor do eixo Meio Ambiente do "X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal", promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com o projeto "Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)".
A premiação foi realizada na última semana durante a programação do 37º Congresso Mineiro de Municípios em Belo Horizonte
A Prefeitura de Ubá informou que foram três projetos finalistas em cada um dos nove eixos, Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo, já haviam sido anunciados no dia 25 de março. Com recorde de inscritos, a edição de 2022 do Prêmio contou com mais de 420 projetos apresentados.
O prefeito Edson Teixeira Filho, acompanhado de equipe técnica das secretarias de Ambiente e de Planejamento, participou da premiação e recebeu o troféu em reconhecimento à melhor prática apresentada.
“Ubá recebe esse prêmio com muita alegria. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo e que o nosso município pode se orgulhar desta iniciativa, que é referência para toda Minas Gerais e já traz resultados concretos para a vida dos produtores rurais contratados e para a produção de água da nossa cidade. Esse evento nos proporcionou grandes aprendizados e trocas com os demais municípios participantes e com as práticas aqui apresentadas".
O projeto "Águas de Ubá" destacou as iniciativas implementadas pela Prefeitura de Ubá, desde 2017, visando a reversão do histórico de crises hídricas através de práticas de conservação de água e solo em propriedades rurais inseridas em áreas de cabeceira do Ribeirão Ubá.
Além disso, apresenta o uso do Pagamentos por Serviços Ambientais como ferramenta de estímulo aos produtores rurais no trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro.
No primeiro semestre de 2021, o PSA de Ubá já havia alcançado destaque nacional através de reportagem veiculada no programa de TV, Globo Rural. Em novembro de 2021, sagrou-se vencedor do Prêmio de Boas Práticas Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Fonte: G1