Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Audiência Pública debate revisões do Plano Diretor para a comunidade de Cachoeirinha
14 de junho de 2022

Na noite de ontem, 13 de junho, foi realizada na Escola Municipal João Francisco da Silva, localizada no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, uma Audiência Pública para debater o projeto de revisão do Plano Diretor de Viçosa. O requerimento partiu do Presidente da Comissão dos Estudos do Plano Diretor, o Vereador Bartómelio Martins (Professor Bartô) (PT), com a vereadora Marly Coelho (PSC), o vereador Robson Souza (Cidadania) e o presidente da Casa, Edenílson Oliveira (PSD).

A audiência contou com a participação da comunidade e do Conselho Comunitário do Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, que apresentou suas reivindicações não somente quanto ao Plano Diretor, mas também sobre as melhorias dos equipamentos e da infraestrutura pública (postos de saúde, escolas, calçamento, entre outros), que também fazem parte do planejamento municipal.

Inicialmente, a Comissão de Revisão do Plano Diretor apresentou o quadro atual da delimitação do perímetro urbano da comunidade, em que um raio de circunferência de 2,5 Km foi traçado a partir da Igreja de Santo Antônio. No entanto, foi concluído que essa projeção está desatualizada e não contempla a realidade da expansão urbana do distrito.

Portanto, foi solicitada a participação dos moradores para apresentarem opiniões sobre como é a zona urbana no distrito atualmente. Os moradores também opinaram sobre a zona de expansão urbana e características do uso e ocupação do solo, apresentada pela comissão. Com isso gerou-se um Relatório de Leitura da percepção da comunidade e encaminhamentos para adequação do Plano Diretor para que a comunidade preencha e devolva à comissão.

Ademais, debateu-se acerca das margens da rodovia BR-482, que perpassa todo o distrito. Uma das alternativas propostas pela Comissão foi a construção de um anel viário, visando desviar o trânsito de veículos pesados e a preservação das áreas de preservação ambiental da localidade. Por fim, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) foram discutidas pelos participantes já que, atualmente, a população de Cachoeirinha é abastecida por um poço artesiano - situação que pode levar à falta de água caso o número de habitantes aumente.