Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Viçosa, na última terça-feira (14), o vereador Daniel Cabral (PC do B), denunciou que a Secretaria de Saúde de Viçosa havia arquivado mais de três mil pedidos de exames no município.
Segundo ele, após um levantamento realizado na cidade, ficou constatado que no começo do ano haviam mais de três mil pessoas na fila para realizarem exames na cidade. Além disso, ainda segundo o vereador, a orientação da Secretaria teria sido de arquivar esses exames e "começar novamente".
"Que as pessoas passassem por uma nova avaliação, ou quem basicamente esquecesse ou não dependesse daquilo, não processasse (pelos exames)", disse o vereador.
Ainda segundo o vereador, tal ação configura como crime de improbidade e, por isso, está com uma ação junto ao Ministério Público que será enviada contra o Executivo Municipal e a Secretaria de Saúde municipal.
"Eles vão precisar provar onde estão todos esses pedidos de exame", concluiu Daniel.
Veja abaixo o depoimento completo do vereador Daniel Cabral:
Em contato com a nossa equipe de reportagem, o secretário de Saúde Rainério Rodrigues rebateu as denúncias feitas pelo vereador e afirmou que ele terá de provar o que falou. Afinal, são "denúncias gravíssimas".
Além disso, o secretário ainda detalhou que 17.288 atendimentos, entre consultas e exames especializados, foram agendados apenas nos primeiros meses deste ano. O número é maior do que todos os agendamentos realizados no primeiro semestre dos últimos três anos:
O secretário confirmou que há sim demandas reprimidas no setor, mas que a Secretaria está trabalhando constantemente para diminuir a fila.
"Devido ao momento pandêmico e para amenizar essa fila o governo estadual liberou um incentivo financeiro dentro do programa ''Opera Minas" para diminuir essas filas e estamos trabalhando muito para que isso ocorra", pontuou.
Além disso, convidou o vereador a conhecer todo o processo de trabalho da Secretaria de Saúde.
"Falar em tribuna e rede social muito fácil, convido o vereador a conhecer todo processo de trabalho da secretaria de saúde. Para entender como funciona, para depois falar", disse o secretário.
Rainério ainda afirmou que Daniel Cabral solicita os nomes dos pacientes e filas. No entanto, isso é ilegal. "não podemos divulgar nomes e sim o que é ofertado e vem acontecendo já".
Veja aqui a participação do secretário Rainério Rodrigues no Jornal da Montanhesa desta quarta-feira (15)
Por outro lado, ainda durante a reunião, o vereador João de Josino (Cidadania) defendeu a atual administração e ressaltou que a denúncia feita pelo colega vereadora era muito grave.
"Eu tenho certeza que tem muitos exames lá que é da Administração passada, não vamos falar que não tem dessa não, mas muitos são da gestão passada", pontuou o vereador.
Além disso, ele afirmou ter certeza que o atual secretário de Saúde de Viçosa Rainério Rodrigues irá comparecer à Câmara, em uma Audiência Pública, e irá apresentar o relatório de quantos exames foram liberados.
Ouça o áudio completo do vereador:
Veja também a reunião ordinária de ontem na Câmara de Vereadores
Veja outras notícias da Câmara de Vereadores AQUI