O projeto irá ser aplicado, inicialmente, no centro de Viçosa, em pontos já demarcados, e serão eliminados degraus e obstáculos que prejudiquem o tráfego das pessoas com deficiência.
O Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa (PlanMob) foi aprovado em maio de 2020 e tem como uma das propostas a criação de rotas acessíveis para as pessoas com deficiências física e visual em todas as vias da cidade.
Segundo Douglas Silva, diretor do Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente (Geoplam) de Viçosa, a prefeitura já está trabalhando em um projeto que irá ser aplicado, inicialmente, no centro da cidade, em pontos já demarcados, como os trechos que dão acesso à rodoviária, à avenida P. H. Rolfs, às calçadas e às praças principais do município. “Serão eliminados degraus e obstáculos que prejudiquem o tráfego das pessoas com deficiência”, disse o engenheiro.
Inicialmente será adaptado, pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, um trecho de cerca de 6 km de extensão. Se houver a necessidade a obra poderá ser licitada.
O diretor do Geoplam disse que uma segunda rota já está sendo delimitada e que aos poucos outras calçadas do município serão contempladas com as melhorias de acessibilidade. Além disso, Douglas Silva reforça que, pelo PlanMob, nas calçadas não podem haver degraus ou rampas para acesso à imóveis.
Fonte: PMV