A onda de assaltos ocorridos em Viçosa nos últimos dias tem chamado a atenção da população, empresários e das autoridades políticas e de segurança da cidade e do estado. Por conta disto na reunião ordinária da câmara de vereadores, na noite de ontem terça-feira (5/7), o vereador Marcos Antônio Evangelista (Marcão Paraíso) (PSDB) apresentou um requerimento convocando o comandante da 10º Cia. Ind. da Polícia Militar de Viçosa, tenente coronel Gledson Píramo para prestar esclarecimentos a cerca da sensação de insegurança que os moradores de Viçosa vivem atualmente.
Motivado pela onda de assaltos que tem ocorrido na cidade e sempre atento aos problemas do município, o deputado estadual Roberto Andrade marcou para a próxima segunda-feira (11/7) uma reunião no quartel da Polícia Militar de Viçosa com a presença do coronel Renato Salgado Cintra, comandante da 4ª Região da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da região de Juiz de Fora e de outros 80 municípios da Zona da Mata, incluindo Viçosa e microrregião.
O encontro terá a participação da Casa do Empresário de Viçosa que também tem se preocupado com a questão da segurança pública do município e, para isso, tem promovido ações que tratam do assunto, como a reunião ocorrida no dia 1º de junho com a presença de autoridades, moradores e comerciantes locais para discutir o tema. Dentre os desdobramentos deste encontro, está o envio de ofícios aos Deputados Estaduais e Federais a respeito da implementação do batalhão na cidade e a aproximação da Casa com o Conselho de Segurança Pública.
Outro assalto...
Enquanto a equipe do Primeiro a Saber escrevia esta nota a respeito da reunião da próxima segunda-feira (11/7), no quartel da PM, mais um assalto acontecia em Viçosa. Desta vez, uma drogaria localizada na Rua dos Passos, bairro Nova Era, foi assaltada por dois criminosos.
Informações chegadas a nossa redação dão conta que a Polícia Militar intensificou o rastreamento e um dos autores do roubo foi preso enquanto que o outro segue sendo perseguido pelos militares. O assalto desta manhã de quarta-feira (6/7) junta-se a outros quatro ocorridos na cidade nos últimos 15 dias.
Entre a última semana de junho e a primeira de julho quatro supermercados foram assaltados em Viçosa. De acordo com relato das vítimas nessas ações criminosas, os bandidos agem sempre da mesma forma: dois homens em uma motocicleta chegam ao local e, de forma violenta, rendem funcionários e clientes. Após roubar o dinheiros dos caixas, eles fogem sem serem localizados e presos.
O último desses roubos aconteceu em um supermercado da rua Benjamin Araújo, no centro de Viçosa na tarde da última segunda-feira (4/7), onde dois criminosos portando armas de fogo e em uma motocicleta roubada chegaram ao estabelecimento comercial abordando os clientes do local de arma em punho, em seguida foram até os funcionários que estavam nos caixas e ordenaram que fossem colocados o dinheiro das maquinas registradoras em sacolas plásticas.
Na sexta-feira, 1º de julho, dois outros estabelecimentos comerciais também foram assaltados em Viçosa. Por volta das 19h, policiais militares foram até um supermercado localizado no distrito de Silvestre. Lá foram informados que dois homens chegaram ao mercado, sendo que um ficou na porta estabelecimento comercial com uma arma de fogo enquanto o outro foi até a um dos caixas e anunciou o assalto, levando aproximadamente R$ 1.500,00. Em seguida, juntamente com o comparsa, fugiu a pé tomando rumo ignorado.
Um dia antes, dois criminosos chegaram ao Supermercado Escola, no campus da UFV (Universidade Federal de Viçosa) renderam funcionários do local e roubaram cerca de R$ 5 mil e fugiram sentido o bairro Romão dos Reis.
Policiais militares realizaram rastreamento e conseguiram localizar a motocicleta usada pelos autores do roubo abandonada em um matagal que dá acesso ao bairro Nova Viçosa. Os criminosos não foram localizados, a motocicleta foi apreendida e encaminhada para o pátio credenciado do Detran.
A sequência de assaltos teve inicio no dia 27 de junho, com um roubo a um supermercado localizado na avenida Francisco de Souza Fortes, no bairro Nova Era, onde criminosos chegaram ao local em uma motocicleta por volta das 21 horas e, de armas de fogo em punho abordaram funcionários do local, anunciaram o assalto e roubaram o dinheiro que estava no caixa. Em seguida, embarcaram novamente na motocicleta em que chegaram e fugiram sentido bairro Barrinha.
Veja também: Viçosa: comandante da PM é convocado a prestar esclarecimentos na câmara a respeito de onda de assaltos