Comandante da PM de Viçosa responde questionamentos de vereadores na Câmara
13 de julho de 2022

'}}

Comandante da PM responde questionamentos dos vereadores na Câmara.

O Ten. Cel. Gledson Bruno Píramo da Silva, Cmt da 10ª Cia. Polícia Militar Ind. em Viçosa esteve na reunião ordinária da Câmara de Vereadores na noite de ontem, terça-feira (12/7) onde respondeu aos questionamentos dos edis a respeito da onda de assaltos ocorridos no município nos últimos dias.

O vereador Marcão Paraíso deu inicio a a sua fala explicando a motivação do seu requerimento. De acordo com o vereador eles e os demais edis são constantemente procurados por proprietários de estabelecimentos comerciais e principalmente os que foram vítimas de assaltos nos últimos dias e por isso ele solicitou a presença do comandante para explicar "sobre os assaltos e roubos" ocorridos na cidade.

Ouça aqui a fala do vereador Marcão Paraíso:

O tenente coronel Píramo deu inicio a sua fala dizendo da honra de estar na Câmara de vereadores aceitando o "CONVITE" para "EXPOR" o que vem ocorrendo. Em tom questionador, o comandante fez três perguntas aos vereadores. A primeira delas foi "persecução criminal o que que é?" e complementa dizendo que eles e os vereadores estão tratando de segurança pública.

Comandante da 10ª Cia. PM Ind. responde perguntas dos vereadores na Câmara

O segundo questionamento foi a respeito de "politicas públicas" e justificou a pergunta afirmando que a expressão é uma "modinha" como outras que já foram usadas no passado como por exemplo "consciência social e politicamente correto". O comandante respondeu a sua segunda pergunta dizendo que "políticas públicas é simplesmente alguma ação que a gente faz para garantir direitos constitucionais.

A terceira pergunta foi "situação de incidência criminal" e acrescentou dizendo que em 2020 quando não era o seu comando "eu não estou aqui para cesurar ou criticar comandante anteriores, eu não sou antiético e muito menos atacar outras instituições e entidades".

De acordo com o comandante em 2020 ápice da pandemia, em Viçosa forma registrados 128 roubos no primeiro semestre. Já no primeiro semestre de 2021, quando "eu já era o comandante" tivemos 105 roubos "reduziu! Não estou fazendo defesa, vim mostrar dados concretos".

O comandante continuo mostrando os dado e falou que "em 2022, ano em que estamos, claro que em junho tivemos uma ruptura na questão da prevenção e repressão, mas já vamos estar mostrando as causas: 97 roubos. estamos tendo uma redução criminal. assustou-se o mês de junho, que tivemos uma anormalidade".

As causas:

Segundo o comandante Píramo, o menor e o maior de idade são os principais autores de roubos na cidade: O comandante continua e fala do vereador Sérgio Marota que teve a sua farmácia assaltada na semana passada quando um adolescente assaltou uma farmácia e foi apreendido pela PM.

Píramo informou que o menor que participou do assalto a farmácia "já está na rua" e acrescentou que Viçosa não tem um comissário de menor e voltou a questionar a respeito das politicas públicas do município que não trouxe para a cidade um comissário de menor.

O comandante continuo o seu relato dizendo que em Viçosa, o serviço de inteligência da PM, já indiciou aproximadamente 10 menores, autores reincidentes e recorrentes de prática de ato infracional, que é um crime. "Viçosa não tem um estabelecimento adequado para a cautela à esses menores. E aí é preciso movimenta-lo para fora para interná-lo". "Sou eu quem tenho que criar comissário de menor? sou eu quem tenho que criar estabelecimento prisional para menor? sou eu quem tenho que provocar a internação de menor? aí eu provoco, mas eu recebo um despacho falando que ele não seria internado por não estar envolvido com crime".

Virando-se para o vereador Sérgio Marota, o comandante perguntou "Sr vereador Sérgio, o menor estava com uma arma, não estava? ele praticou um crime, não praticou? Me falaram que ele não vai ser internado por não estar envolvido com criminalidade." "A culpa é da PM?".

O vereador Sérgio Marota enfatizou dizendo que a farmácia assaltado na semana passada não é mais dele. Segundo o vereador o estabelecimento comercial está arrendado e a pessoal que arrendo já pensa em rescindir o contrato por causa da violência.

Quanto aos maiores de idade, o comandante disse que eles são "recorrentes e reincidentes em roubos, 46 estão nas ruas, dos quais 26 já foram flagrados desobedecendo uma ordem judicial".

De acordo com Píramo, esses maiores "teriam que estar em casa, na prisão domiciliar, teriam que estar recolhidos às 19h para casa, não poderiam estarem em determinados estabelecimentos, mas são flagrados. É feito um registro e encaminhado. Aí tem a fiscalização desses indivíduos, quando eu faço isso eu estou deixando de patrulhar, de fazer operação, de abordar e de correr atrás de um criminoso que praticou um crime".

Para finalizar a sua fala inicial o comandante da 10ª Cia. Ind. da PM desabafou "E agora eu fico a vontade para perguntar: por que sou eu que tenho que fiscalizar, se esses indivíduos estão sob a custódia da Policia Penal?

Para complementar a sua fala o comandante da PM perguntou se a persecução criminal está acontecendo? e segundo o tenente coronel, "a persecução criminal é o caminho do meu boletim de ocorrência. Eu finalizo a ocorrência e ela tem um destino.

Veja a baixo o vídeo completo da visita do comandante da 10ª Cia. Ind. da Polícia Militar à Câmara de Vereadores de Viçosa, ontem, terça-feira (12/7) e também os questionamentos dos vereadores.

Comandante da PM de Viçosa responde perguntas de vereadores na câmara