As obras da ETE Barrinha tiveram inicio em 2014, a previsão de entrega é 2023 e deve custar cerca de R$ 25 milhões.
A Prefeitura de Viçosa está empenhada em agilizar as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Viçosa (ETE Barrinha). A empresa contratada retomou as atividades em abril último e o cronograma segue dentro do previsto, com expectativa de término para o próximo ano. O valor atual da obra está em cerca de R$ 25 milhões.
De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Viçosa, Marcos Nunes, a ETE-Viçosa, quando pronta, será responsável pelo tratamento de cerca de 60% dos esgotos da cidade. Marcos também evidencia que a previsão de capacidade da estação é de 80% à medida que os cerca de 15 km dos demais trechos de interceptores da ETE sejam construídos.
João Ganem, assessor técnico da Diretoria de Engenharia e Manutenção do SAAE, destaca que se encontra em fase adiantada a construção dos reatores anaeróbicos de fluxo ascendente, os filtros biológicos, os decantadores, os leitos de secagem, a estação elevatória, o tanque de tratamento preliminar e o laboratório para a análise de rotina. Ele também pontua que já está sendo feita a terraplenagem do espaço, para possíveis ampliações. João ressalta que foi construída uma pequena fábrica de bloquetes no local, para as pavimentações das áreas que compõe a ETE.
O recurso para construção da ETE Barrinha foi disponibilizado em novembro de 2011, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A obra foi iniciada em 2014, mas foi interrompida por questões técnicas, legais e estruturais. Em janeiro de 2020, uma nova empresa assumiu as obras e vem dando continuidade ao projeto.
Informações da Prefeitura de Viçosa
Veja AQUI outras informações referente as obras em Viçosa