Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Após dois anos, Ruralzão de Viçosa retorna no próximo domingo (24)
19 de julho de 2022

'}}

No primeiro dia do Ruralzão de Viçosa, as partidas acontecerão no Estádio Miguel Umbelino Magalhães, Campo da Violeira, a partir de 13h15.

Após dois anos sem ser realizado devido à pandemia do novo Coronavírus, o Ruralzão, Campeonato de Futebol da Zona Rural de Viçosa, está de volta. Com um cenário mais favorável em relação à pandemia, o evento esportivo retorna à ativa neste final de semana, com início no domingo, 24 de julho, em uma realização da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa, em parceria com a Liga Esportiva de Viçosa (LEV).

No primeiro dia do Ruralzão, as partidas acontecerão no Estádio Miguel Umbelino Magalhães, Campo da Violeira, a partir de 13h15, com a disputa entre Piúna e Turvense. Em seguida, às 15h30, os times do Coura e do Buieié fecham a rodada do domingo de competição.

As demais partidas do campeonato seguirão acontecendo aos domingos, sempre no Campo da Violeira, com a final programada para o dia 04 de setembro.

Confira a tabela oficial do Ruralzão 2022

Um pouco de história

O Ruralzão tem suas origens em 1993, no antigo campo do Arrudas (que, infelizmente, já não existe mais). No dia 4 de abril, aconteceu o até então chamado “Campeonato Rural de Futebol”, contando com a participação de 12 clubes, com até 25 atletas em cada. No ano seguinte, em 1994, foi realizada a “I Copa de Futebol Rural de Viçosa”, onde ocorreu a primeira premiação oficial. Naquela edição, o troféu de campeão levou o nome do jornalista Francisco de Castro (Jeremias).

 Como um dos organizadores das primeiras edições e grande apoiador do Ruralzão, Jeremias relembra as origens do campeonato, que vão além de apenas realizar partidas de futebol na zona rural: “A gente queria levar lazer às comunidades rurais, mas, além disso, havia um outro papel: reunir as diversas comunidades para discutir outros problemas, como problemas de estrada e situações do homem do campo. Enquanto os jovens estavam praticando o esporte (o futebol, no caso), os mais velhos, que eram a torcida, ficavam ali, na beira do campo, conversando sobre os problemas e batendo um papo normal.”

Com a perspectiva de celebrar o esporte e a zona rural viçosense, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa reforça o convite para prestigiar e acompanhar o retorno do Ruralzão, em seu 29º ano de existência. Espera-se uma tarde de muitas emoções e história, além do bom e velho futebol.

Fonte: PMV

Leia também:

Viçosa: idoso de 100 anos é mais uma vítima da Covid-19