Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Após dois anos, Ruralzão de Viçosa retorna no próximo domingo (24)
19 de julho de 2022

No primeiro dia do Ruralzão de Viçosa, as partidas acontecerão no Estádio Miguel Umbelino Magalhães, Campo da Violeira, a partir de 13h15.

Após dois anos sem ser realizado devido à pandemia do novo Coronavírus, o Ruralzão, Campeonato de Futebol da Zona Rural de Viçosa, está de volta. Com um cenário mais favorável em relação à pandemia, o evento esportivo retorna à ativa neste final de semana, com início no domingo, 24 de julho, em uma realização da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa, em parceria com a Liga Esportiva de Viçosa (LEV).

No primeiro dia do Ruralzão, as partidas acontecerão no Estádio Miguel Umbelino Magalhães, Campo da Violeira, a partir de 13h15, com a disputa entre Piúna e Turvense. Em seguida, às 15h30, os times do Coura e do Buieié fecham a rodada do domingo de competição.

As demais partidas do campeonato seguirão acontecendo aos domingos, sempre no Campo da Violeira, com a final programada para o dia 04 de setembro.

Confira a tabela oficial do Ruralzão 2022

Um pouco de história

O Ruralzão tem suas origens em 1993, no antigo campo do Arrudas (que, infelizmente, já não existe mais). No dia 4 de abril, aconteceu o até então chamado “Campeonato Rural de Futebol”, contando com a participação de 12 clubes, com até 25 atletas em cada. No ano seguinte, em 1994, foi realizada a “I Copa de Futebol Rural de Viçosa”, onde ocorreu a primeira premiação oficial. Naquela edição, o troféu de campeão levou o nome do jornalista Francisco de Castro (Jeremias).

 Como um dos organizadores das primeiras edições e grande apoiador do Ruralzão, Jeremias relembra as origens do campeonato, que vão além de apenas realizar partidas de futebol na zona rural: “A gente queria levar lazer às comunidades rurais, mas, além disso, havia um outro papel: reunir as diversas comunidades para discutir outros problemas, como problemas de estrada e situações do homem do campo. Enquanto os jovens estavam praticando o esporte (o futebol, no caso), os mais velhos, que eram a torcida, ficavam ali, na beira do campo, conversando sobre os problemas e batendo um papo normal.”

Com a perspectiva de celebrar o esporte e a zona rural viçosense, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes de Viçosa reforça o convite para prestigiar e acompanhar o retorno do Ruralzão, em seu 29º ano de existência. Espera-se uma tarde de muitas emoções e história, além do bom e velho futebol.

Fonte: PMV

Leia também:

Viçosa: idoso de 100 anos é mais uma vítima da Covid-19