Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Festival Música na Árvore une cultura e sustentabilidade em Viçosa
20 de julho de 2022

'}}

O evento “Música na Árvore Instrumental - Solar Festival”, de Belo Horizonte, aconteceu em Viçosa no último domingo, 17 de julho. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, o festival de música instrumental reuniu cultura e sustentabilidade em mais de quatro horas de programação musical na Estação Cultural Hervé Cordovil, com um palco abastecido por energia solar.

A banda Charanga Pop abriu as atividades do evento, alegrando a rua com melodias populares tocadas por instrumentos de metal, violão e percussão. Músicas de artistas como Tim Maia, Michael Jackson, Sidney Magal e Pink Floyd mostraram a vasta variedade do repertório do grupo.

Em seguida, a banda viçosense de chorinho “Nosso Choro” fez a estreia do palco movido a luz solar e encheu o Balaústre de brasilidade, chamando a atenção dos pedestres que transitavam ao redor do show.

O tecladista Will Motta, reconhecido pela sua experiência musical e por acompanhar o músico mineiro Beto Guedes em suas performances, foi a terceira atração do festival. Em formato trio, os artistas conquistaram o público ao se apresentarem com um jazz tradicional, incluindo clássicos da bossa nova.

Ao pôr do sol, o saxofonista Cristiano Morais, unido ao guitarrista Maurício do Vale, companheiro usual do músico em suas apresentações musicais em Viçosa, encerrou o evento com um pouco mais de jazz. Adicionando um toque de rock ao repertório, o Arteria Trio se juntou aos artistas no palco do Solar.

Todas as atrações musicais do evento tiveram a curadoria e foram custeadas pelo projeto Música na Árvore, não acarretando custos com cachês ao município.

Somado à música de qualidade, a convite da Secretaria de Cultura, participaram do Festival a Associação dos Artesãos de Viçosa (ADAV), vendendo itens de utilidade e de decoração produzidos com materiais reciclados, e participantes do Projeto InterAção, representando a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE), presentes com o objetivo de conscientizar o público sobre a coleta seletiva realizada no município.

A paulista Carolina de Oliveira Miranda, fã de música instrumental e jazz, aproveitou o evento com marido e filhos, apreciando a programação desde o início: “Eu achei um evento extremamente importante e necessário, de música boa, num lugar acessível e gratuito. A gente precisa ter mais possibilidades como essa: um evento pra família, pra você poder vir, trazer ‘menino’, curtir música boa... Estou 100% satisfeita com a programação musical”, comenta.

Fonte: PMV