Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Comissão finaliza estudos técnicos de melhorias na educação em Viçosa
1 de agosto de 2022

'}}

Como parte das negociações do reajuste salarial do magistério municipal, o grupo de trabalho formado por representantes da Prefeitura de Viçosa, Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sind-UTE) e Conselho Municipal do Fundeb finalizou os estudos técnicos para aperfeiçoar a carreira da educação municipal. As reuniões da última semana definiriam, inclusive, uma possibilidade da definição de um plano de carreira para a chamada “equipe de apoio à docência” que inclui, entre outras categorias, os auxiliares de educação infantil.

A partir do mês de julho, os vencimentos dos professores, supervisores e diretores da rede pública municipal já passam a considerar os 2,5% de reajuste acordados em assembleia com a categoria e aprovados na Câmara Municipal. Para que o escalonamento de reajustes previstos até 2024 aconteça, a comissão estabeleceu garantir metas de sustentabilidade para a categoria, além de criar um plano de carreira para profissionais que estavam fora deste planejamento, como nutricionistas, assistentes Sociais, psicólogos, auxiliares Administrativos Escolares, auxiliares de Serviço Escolar e auxiliares de Educação Infantil.  Estes últimos, também conhecidos como “auxiliares de creche”, terão um plano reconhecidamente deles.

Desde o início de seu mandato, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso definiu como prioridade na educação a melhoria salarial desta categoria. “O Fundeb já obriga os municípios a investir um percentual dos recursos em educação infantil. É mais do que justa a proposta de melhoria para os profissionais que ajudam a cuidar de nossas crianças nesta fase da vida”, afirmou o prefeito.

Além do plano de carreira, o grupo definiu metas para otimizar o quantitativo de alunos por turma e regras específicas para eleições para diretores de escolas. Outro ponto que será debatido, daqui pra frente, é a necessidade de reformas dos espaços que abrigam as escolas. Para isso, serão contabilizados os recursos do Fundeb que podem ser usados para esta finalidade.

Participaram da discussão a equipe da Secretaria Municipal de Educação, chefiada pela secretária Marli Franco; o secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos e o procurador especialista em Educação, Marcos Magalhães.

O Sind-UTE esteve representado pela presidente, Rosa Reis e pelo Coordenador Regional Paulo Grossi. Pelo Conselho do Fundeb, que fiscaliza os valores e percentuais gastos com educação, estiveram presentes as professoras Cláudia da Silva, Carla Beatriz e Rosângela de Souza.

Para o secretário de Administração e Planejamento Estratégico, a revisão desta carreira junto a outras melhorias para os servidores públicos coroa uma reestruturação já pedida pelo prefeito e que trará mais qualidade com melhor aproveitamento dos recursos públicos. “Não se trata de gastar mais ou menos. Trata-se de investir melhor o dinheiro público para que a população seja cada vez mais atendida pelos serviços que são nossa responsabilidade”, disse Luan Campos.

Leia também:

Prefeitura de Viçosa realiza cadastro de crianças para vacinação contra Covid amanhã (02)