O Salão Nobre Professor Arduíno Bolivar, do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, foi sede, no último dia 12, do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Entre outras pautas, o evento teve como objetivo indicar os 16 representantes de Organizações Não-Governamentais, Filantrópicas e de Instituições de Ensino Superior, com atuação no combate da fome e da garantia da segurança alimentar, com representação em Viçosa, conforme prevê a Lei 2.814/2020.
Quase uma centena de pessoas participou do evento que contou com a presença da presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Renata Martins. Ela falou sobre a importância das ações do Conselho no cenário de fome mundial.
O Fórum, organizado pela vereadora Jamille Mylena de Freitas Gomes, pela professora do Departamento de Economia Rural da UFV, Bianca Aparecida Lima Costa e pela chefe do Departamento de Industria e Comércio da Prefeitura de Viçosa, Daniele Soares Guimarães Cardoso, membros governamentais do Comsea Viçosa, nomeadas pela Portaria 308/2022, contou também com a participação das também membros governamentais Dévola Pilar de Gouveia Almeida, Mariátila Abranches da Silva Gomes e Marcela da Silveira Santos.
Ao final dos trabalhos foram indicados como representantes da sociedade civil no Conselho, Jardélia Maria Nogueira (comunidade Presbiteriana de Viçosa) Raphael Gustavo dos Santos (Projeto Seja Luz de Viçosa), Luciene Teixeira Paixão (APAE), Nancy Aidé Cordona Casas (OCA), Rosilda Pires Ferreira Martins (APAC), Graziele Gonçalves (APOV), Eugênio Martins de Sá Rezende (Associação de Agricultura Orgânica), Eni dos Anjos (ACAT), Luiza Carla Vidigal Castro (curso de Nutrição da UFV), Vera Lúcia Rodrigues Fialho (Lar dos velhinhos), Alexandre Luiz Silveira de Oliveira (comunidade Batista da Paz), Kleyton Lima de Godoy Machado (Thought for Food), Maria Aparecida Assunção (Sociedade São Vicente de Paulo), Cleonilde Alves Cecílio Pereira (Feira Quilombola do Buieié), e Ângela do Carmo Santos (CTA Zona da Mata).
Uma nova reunião ficou marcada para o dia 16 de setembro quando haverá a posse dos novos membros.
Participaram da mesa diretora do fórum, o prefeito de Viçosa, Raimundo Cardoso; a professora do departamento de Economia Rural, representante da Universidade Federal de Viçosa (UFV) no conselho, Bianca Lima; a vereadora, membro do conselho e representante da Câmara Municipal de Viçosa, Jamile Gomes; a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Saraiva e a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, Renata Martins.
O prefeito Raimundo Violeira, disse que a retomada das atividades do conselho é uma iniciativa de grande importância prevista nas ações do seu mandato. “Ninguém pode passar fome e precisamos pensar em formas de combater isso. Em minhas gestões passadas criamos o Comsea na cidade, mas ele acabou extinto. Sinto-me extremamente feliz por hoje estarmos retomando esses trabalhos e em nome da vereadora Jamille Gomes parabenizo a todas as pessoas envolvidas nessa empreitada. Já determinei a Secretaria de Assistência Social que providencie a compra de cestas básicas para serem destinadas aos mais necessitados do município. Não queremos ninguém passando fome”, ressaltou o prefeito.
Fonte: PMV
Leia também:
SINE de Viçosa divulga novas vagas de emprego
Prefeitura de Viçosa abre inscrições para Seleção Simplificada de Estagiários