Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


MPMG divulga lista dos 16 criminosos mais procurados em Minas Gerais
18 de agosto de 2022

Segundo o MPMG, os criminosos mais procurados de Minas são autores de estupro, tráfico de drogas, homicídio, feminicídio, furto e roubo.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) publicou nesta quarta-feira (17) uma lista com fotos e nomes dos 16 criminosos mais procurados pela Justiça no estado. A ação faz parte do projeto "Busca", iniciado em 2021.

Segundo o MPMG, os homens são autores de crimes de estupro, tráfico de drogas, homicídio, feminicídio, furto e roubo.

O projeto consiste em um esforço interinstitucional coordenado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão em aberto.

De acordo com o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Caocrim, a integração do Ministério Público com as diversas forças de segurança, objetivando a prisão de foragidos da Justiça, demonstra que as estratégias conjuntas de combate à criminalidade estão funcionando. A ideia é que elas sejam intensificadas.

“O cumprimento dos mandados em aberto contribuirá para maior credibilidade do sistema de justiça, pois de nada adianta uma ordem de prisão decretada pelo Poder Judiciário se o autor do crime continua em liberdade, não raras vezes cometendo novos ilícitos pelas ruas do país”, destaca Miranda.

Segundo o MPMG, os criminosos mais procurados de Minas são autores de estupro, tráfico de drogas, homicídio, feminicídio, furto e roubo.

O promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Caocrim — Foto: Raquel Freitas/G1

Segundo o MPMG, os alvos foram selecionados mediante consulta aos promotores de Justiça criminais, que fizeram pedido de apoio para cumprimento de mandados de prisão de condenados ou foragidos considerados prioritários em razão das particularidades locais (repercussão social, gravidade da conduta, reiteração delitiva etc).

Os pedidos foram feitos pelas promotorias de Justiça de Alfenas, Araguari, Belo Horizonte, Buritis, Espinosa, Carmo do Cajuru, Cataguases, Conceição das Alagoas, Frutal, Janaúba, João Pinheiro e Novo Cruzeiro.

Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal já foram acionadas para auxiliar no cumprimento.

Primeiro procurado é preso

Em menos de 24 horas, a campanha do projeto MPMG busca já apresenta resultados: Vítor Reginaldo Rosa, condenado por crime de feminicídio na comarca de Alfenas, foi preso na quarta-feira à noite, por uma equipe da Polícia Militar, no bairro Belvedere I, na cidade de Divinópolis.  A equipe da PM recebeu denúncia do paradeiro do condenado após a divulgação do cartaz com fotografias e informações sobre dezesseis pessoas procuradas pela Justiça em razão da prática de crimes no estado de Minas Gerais.

O projeto MPMG Busca consiste em esforço interinstitucional coordenado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais (Caocrim), com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão em aberto.

Os alvos foram selecionados mediante consulta aos promotores de Justiça Criminais, que fizeram pedido de apoio para cumprimento de mandados de prisão de condenados ou foragidos considerados prioritários em razão das particularidades locais (repercussão social, gravidade da conduta, reiteração delitiva etc).

Em razão de pedidos realizados por Promotorias de Justiça de Alfenas, Araguari, Belo Horizonte, Buritis, Espinosa, Carmo do Cajuru, Cataguases, Conceição das Alagoas, Frutal, Janaúba, João Pinheiro e Novo Cruzeiro, atualmente são procurados em todo o país, por instituições públicas parceiras do MPMG, dezesseis autores de crimes de estupro, tráfico de drogas, homicídio, feminicídio, furto e roubo.

Denuncie

Quem tiver informações sobre a localização dos procurados pode fazer uma denúncia sigilosa à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais pelos telefones 127 e (31) 3330-9504 ou pela página da Ouvidoria no portal do MPMG.

Leia também:

“Me prende, p****”; médica que ameaçou PMs em Ubá já trabalhou em Viçosa