Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Bia Dias vence o 8º Festival de Música de Barzinho, em Viçosa
29 de agosto de 2022

'}}

O 8º Festival de Música de Barzinho, evento já tradicional do calendário cultural de Viçosa, que promove músicos que se apresentam em bares e restaurantes do município, realizado pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, aconteceu no último final de semana, entre os dias 25 e 27 de agosto. Tendo como sede a Praça Silviano Brandão, o festival reuniu dez competidores e um grande público, que cantou, dançou e vibrou em todas as etapas da competição.

Na primeira noite, cinco candidatos performaram: o grupo Samba3, Arthur Guerreiro, Trio Laranja Serra D’Água, Mateus Mulatto e Elis Lopes. As notas foram atribuídas pelos jurados: maestro Ciro Tabet, a cantora Adê Ribeiro e o músico e professor Nilton Santiago. No dia 25, os classificados para a Grande Final foram Mateus Mulatto, com 138,5 pontos, e Samba3, com 132,4. O Trio Laranja Serra D’Água foi o terceiro colocado da noite, com 128,4, podendo ser repescado, a depender das notas do dia seguinte.

O palco de sexta-feira recebeu a segunda metade dos competidores: Mariana Miranda, Kamila Demarques, Duo Brasilidades, Trio Lútica e Bia Dias Trio. A disputa da vez se mostrou mais acirrada, com cinco notas relativamente próximas, variando entre 140,9 e 131,6. As maiores pontuações foram de Bia Dias Trio (140,9) e Duo Brasilidades (140), seguidos de Mariana Miranda, classificada para a final pela repescagem com seus 138 pontos.

A Grande Final do Festival de Música de Barzinho teve início com a apresentação do grupo Samba3 com um repertório clássico de samba, incluindo Brasil Pandeiro, É Samba Que Eles Querem e Brilho de Beleza. Mateus Mulatto entrou em seguida, abrindo com São Gonça e Carolina, de Seu Jorge, e colocando o público para dançar ao som de Anunciação. O Duo Brasilidades, composto por Gilson Reis no violão e Cristiano Morais no saxofone, trouxe para o festival o melhor da bossa nova, com Wave, Noites com Sol e Rosa. Bia Dias, acompanhada do baixista Emerik Samuel e do percussionista Guther Mumu, apresentou um repertório variado, passando por Triste, Louca ou Má, Negra Tinta e a clássica Olhos Coloridos, que pôs toda a Silviano Brandão em pé. Mariana Miranda, com João Miranda ao violão, encerrou uma das maiores finais de oito edições do evento com muita MPB, interpretando artistas como Maria Gadú, Maria Rita e Elis Regina.

A Comissão de Jurados da Grande Final foi formada pelo violonista Jaelson Farias, pela cantora Eliane Cardoso e, novamente, pelo maestro Ciro Tabet. Simultaneamente às apresentações da noite, esteve aberto um formulário on-line de votação para o público. Os espectadores, tanto da Praça Silviano Brandão como aqueles que acompanharam o festival de casa, assistindo pelo YouTube, puderam votar em seu competidor favorito dentre os cinco finalistas. Enquanto os votos eram computados, o evento recebeu um pocket show do Duo Almare, dupla vencedora da última edição do Festival de Música de Barzinho.

A premiação foi iniciada com a revelação do vencedor pelo Júri Popular. De 463 votos, 165 (35,6%) foram para Bia Dias Trio. O prêmio pelo voto popular foi de mil reais. Em seguida, foram reveladas as pontuações de cada finalista pela Comissão de Jurados; Duo Brasilidades e Samba3, com 131,4 e 132,8 pontos, respectivamente, não subiram ao pódio. O terceiro lugar foi para a estreante no Festival, Mariana Miranda, com 135,5 pontos, que, junto a João Miranda, levou pra casa o cheque de mil reais. O segundo colocado foi Mateus Mulatto. Com a nota de 141,7, o cantor, que esteve na terceira posição do pódio na 7ª edição do Barzinho acompanhado de Ramone Costa, garantiu seu prêmio de R$ 1500,00 no formato solo em 2022.

Adicionando mais dois mil reais à sua premiação do 8º Festival de Música de Barzinho, Bia Dias, Emerik Samuel e Guther Mumu foram nomeados os campeões do evento com uma nota quase perfeita: 148 de 150 pontos. Os três artistas já haviam vencido a 6ª edição do festival, em 2020. Com o bicampeonato, Bia, que recebeu até um pedido de casamento em pleno palco após sua apresentação no dia 26, agradeceu aos seus músicos acompanhantes, à Secretaria de Cultura e ao público: “Noites cheias de emoções! Começou sexta, até pedido de casamento teve; já foi assim, intenso. E agora a gente conseguiu conquistar o primeiro lugar! Só gratidão, muito obrigada!” completou a cantora ao receber seu segundo prêmio.

As apresentações das três noites do 8º Festival de Música de Barzinho seguem disponíveis no canal da Secretaria de Cultura de Viçosa no YouTube.

Leia também:

Viçosa registrou quatro novos casos de Covid-19