Prefeitura realiza Acordo de Cooperação Técnica com IBGE
23 de setembro de 2022

'}}

Município vai disponibilizar aos recenseadores passagens de ônibus gratuitas; ação vai facilitar deslocamento e aplicação de questionários

Na última segunda-feira, 19/9, a Prefeitura de Viçosa e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica. O Acordo, segundo a Prefeitura, vai possibilitar mais comodidade para o trabalho dos recenseadores em Viçosa. De acordo com o documento, o município vai fornecer a eles, pelo período de 45 dias, passagens gratuitas no transporte público coletivo, serviço prestado pela Viação União, durante o translado pelos bairros da cidade, para a aplicação dos questionários.

Prefeitura vai disponibilizar passagens gratuitas no transporte coletivo a recenseadores do IBGE. Imagem: PMV

De acordo o secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos Monteiro Gomes, as pesquisas domiciliares ainda estão um pouco abaixo da meta em Viçosa e a parceria com o IBGE facilitará o trabalho dos recenseadores.

O secretário ainda explica que essa parceria é importante porque atua diretamente na facilitação do cumprimento da meta de coleta de informações, que deve ser concluída até o dia 31 de outubro. Para ele, o município precisa ter a contagem exata da população para fazer a formação e a implementação das políticas públicas para a cidade. “Quanto mais precisão a gente tiver de qual é a nossa população, melhor vai ser”, reforça.

Segundo Jaqueline Alves, Coordenadora Censitária da Subárea de Viçosa, o passe-livre que a Prefeitura está fornecendo dá direito a 4 passagens de ônibus por dia e, nos finais de semana e feriados, a duas passagens por dia. Os funcionários já estão utilizando o passe-livre em Viçosa.

A assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu no gabinete do prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) e contou com as presenças do secretário de Administração, Luan Campos, e da técnica de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE e coordenadora de Área do Censo Demográfico de Viçosa e Região, Lara Lúcia da Silva.

Recenseador já havia reivindicado melhores condições de trabalho

Em uma reunião Ordinária da ocorrida na Câmara de Viçosa, no dia 6/9, recenseador do IBGE, Emílio Saliveres Alderete, expôs, segundo ele, as condições de trabalho precárias a que os funcionários estariam sendo submetidos no município e em todo o Brasil.

Recenseador citou serem “escravos do IBGE” e expôs condições de trabalho, segundo ele, precárias. Fala aconteceu na Câmara de Viçosa. Imagem/Câmara Municipal de Viçosa

Dentre várias reivindicação, o recenseador almejava que o IBGE negociasse, junto ao Executivo Municipal e a empresa responsável pelo transporte público, para que os funcionários tenham passe livre quando estivessem em atividade. Há muitas outras questões colocadas pelo recenseador que ainda não foram solucionadas, mas esta do transporte, em específico, foi resolvida no Acordo de Cooperação Técnica.

O que diz o IBGE?

De acordo com a Coordenadora Censitária da Subárea de Viçosa, Jaqueline Alves, sobre as demais reclamações feitas pelo recenseador Emílio, foi emitida uma nota pela Coordenação do Senso Demográfico de Viçosa, a fim de esclarecer diversos pontos levantados na Reunião Ordinária. Nesse documento, constam também ações que estão sendo desenvolvidas em parceria com a Prefeitura, como planos de divulgação para maior adesão da população às visitas domiciliares.

Além disso, o documento discorre sobre a jornada de trabalho dos recenseadores; questões que envolvem o pagamento destes, como o atraso ocorrido; entre outros assuntos.

CONFIRA ABAIXO A NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Confira aqui a matéria completa sobre as reivindicações dos trabalhadores do IBGE.

Clique AQUI para ler outra notícias.

Informações Prefeitura Municipal de Viçosa