Santa Clara e Nova Viçosa recebem Projeto Saúde em suas UBSs
27 de setembro de 2022

'}}

Projeto é aderido no município desde 2021 e a meta é expandir para todas as outras UBSs do município em até 36 meses, segundo a Prefeitura

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Santa Clara e Nova Viçosa foram beneficiadas com o Projeto Saúde em Rede, que, inicialmente, estava restrito à UBS de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoerinha), a qual funcionava como Unidade Laboratório.

O Projeto foi aderido em Viçosa desde 2021 e é um programa estratégico do governo de Minas Gerais. O intuito é melhorar a estrutura da Rede de Atenção à Saúde, reorganizando processos de trabalho, sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde. Isso acontece através do fortalecimento das ações em equipe e das práticas interprofissionais colaborativas.

Imagem/PMV

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Fontes, o Projeto Saúde precisa ser expandido para todas as outras UBSs do município em até 36 meses.

“A implementação do Projeto Saúde em Rede envolve um conjunto de processos formativos que, fundamentados na Educação Permanente em Saúde (EPS), consiste em 17 oficinas tutoriais, realizadas quinzenalmente, ao longo de oito meses (aproximadamente), com carga horária de quatro horas cada”, destaca Rainério.

As oficinas tutoriais são espaços de discussão protagonizados pelos trabalhadores da equipe, com o apoio e/ou condução dos tutores. Durante as oficinais, as questões que envolvem o cotidiano do trabalho na unidade de saúde são discutidas e problematizadas. Isso acontece através da construção e da pactuação coletiva de estratégias, a fim de reorganizar os processos de trabalho, considerando as diferentes temáticas abordadas no Projeto Saúde em Rede.

Informações Prefeitura Municipal de Viçosa.

Continue lendo mais notícias